As Solenidades do Corpo de Deus tiveram início logo pela manhã, do dia 30 de Maio, com uma missa na Igreja Matriz animada pelo grupo coral “Capela Marta” e com a exposição do Santíssimo Sacramento.
A majestosa procissão do Santíssimo Sacramento percorreu a Rua da Igreja, Rua do Visconde, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua Manuel Silva, Rua Cidade do Porto, Largo das Dores, Rua de S. Pedro, terminando na Igreja Matriz, com a Bênção.
O cortejo contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, autoridades civis e militares do concelho, crianças das paróquias da cidade que festejavam a Primeira Comunhão e representantes das associações e colectividades poveiras. A procissão foi acompanhada pela Banda Musical da Póvoa de Varzim.
O Corpo de Deus é uma festa móvel da Igreja Católica. A sua origem remonta ao séc. XIII. Na Póvoa de Varzim, a procissão do Corpo de Deus foi instituída em 1544 aquando da autorização da manutenção da Sagrada Custódia na capela de Madre Deus.
Actualmente, é a Confraria do Santíssimo Sacramento que organiza e dá corpo a esta secular tradição.
Fotos: Ademar Costa