Voz da Póvoa
 
...

E ao Terceiro Dia o Silêncio Encantou-se com o Fado

E ao Terceiro Dia o Silêncio Encantou-se com o Fado

Local | 18 Junho 2024

 

Com todos os caminhos a indicar Os Dias no Parque onde coabitaram mais de 90 associações, instituições de solidariedade social e de serviços, entre os dias 7 e 10 de Junho, com melhores condições de circulação e segurança, mesmo com ameaças de chuva do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera que tem, felizmente, andado longe das previsões, foram aos milhares os poveiros e visitantes que à procura de convívio e de muita diversão, inundaram o Parque. Para além de muitas actividades desportivas e de lazer, puderam adquirir, nas dezenas de tendas, uma diversidade de produtos, mas também dar à fome a satisfação de um bom prato e bebida.

Como sempre aconteceu na abertura d’Os Dias no Parque, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, acompanhado pela Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, visitou todos os stands, dando as boas-vindas a todas as entidades locais que se empenham para representar o concelho nas suas múltiplas actividades e contribuem para o crescimento do evento.

Também a sustentabilidade esteve presente no recinto com a realização de diversas actividades de educação, promoção e protecção ambiental. Os mais pequenos puderam usufruir durantes os quatro dias de uma zona infantil com insufláveis e animação contínua e muita diversão.

Para quem já cresceu, mas que vive ainda na casa da adolescência ou da juventude teve de oferta desafios desportivos e aventuras como stand-up paddle e as canoas, torre de escalada, super slide de mais de 100m, comboio eléctrico sobre trilho, trampolim e varredora mecânica. Mas houve mais: acrobacias, artes circenses, andas, malabares e triciclos gigantes.
 
A primeira noite ofereceu a Rosinha e a sua Banda com o picante a ser servido em cada letra, em cada música, e que chamou milhares de pessoas à nova alameda criada no Parque da Cidade, uma renovada visão da autarquia.

No segundo dia, foi a vez de Fernando Daniel preencher a noite de emoções fazendo vibrar uma multidão com as suas canções de amor e inquietação.

À capela e num admirável silêncio, Carminho despediu-se de uma noite de fado no palco principal do Parque da Cidade. Talvez por isso, a fadista tenha agradecido ao município a ousadia de levar a canção mais portuguesa aos Dias no Parque, a um lugar onde o normal dos cantos é dos pássaros. As canções e a voz de Carminho entraram coração adentro com uma emoção e arrepio que se fez explodir em aplauso.

Em cada dia, subiram ao palco os amores poveiros, os artistas que levam a Póvoa na sua voz, na sua arte de interpretar, musicar e dançar. Destacaria o concerto da Banda de Música da Póvoa de Varzim e as actuações dos Ranchos Folclóricos do concelho. E todas as noites se despediram com DJs convidados. 

A festa, no último dia, foi também de consagração para os vencedores desportivos da Póvoa de Varzim, agora que a época terminou. De resto, Os Dias no Parque vieram para ficar e deixar a saudade a crescer até ao próximo ano.

Por: José Peixoto

Fotos: JCM/cm

partilhar Facebook
Banner Publicitário