Voz da Póvoa
 
...

Doente 1000 na Unidade de Hospitalização Domiciliária

Doente 1000 na Unidade de Hospitalização Domiciliária

Local | 16 Setembro 2023

 

Constituída no final de dezembro de 2020, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde alcançou, esta semana, o seu doente n.º 1000.

Segundo os responsáveis, “a UHD consubstancia uma alternativa ao tradicional modelo de internamento hospitalar e, para fazer a convalescença no domicílio, o doente deve reunir critérios médicos e de enfermagem, a par de pressupostos sociais e demográficos”.

Por isso, o modelo UHD consolida várias vantagens, “desde logo o menor risco de exposição a infeções, a diminuição da probabilidade de reinternamento, bem como a personalização de cuidados”.

Neste contexto, “a UHD do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde percorreu em dois anos e meio, desde a sua constituição, mais de 78.000 km, alcançando um número superior a 7.600 visitas ao domicílio dos utentes”.

Na nota enviada à redacção pode ler-se que, “para além da presença física, o número de contactos não presenciais estabelecido entre utente / cuidador e a equipa multidisciplinar (médicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais) que constitui a UHD ascendeu a mais de 16.000. A satisfação com o modelo é também muito elevada, unindo doentes e cuidadores”.

Nos inquéritos que balizam a actividade e progressivo aperfeiçoamento da UHD, com base nos parâmetros referentes ao grau de satisfação, “doentes e cuidadores são unânimes, com 95% dos utentes a identificarem-se como satisfeitos ou muitos satisfeitos e cerca de 96% dos cuidadores a conferirem idêntica avaliação”.

Identificando-se, simbolicamente, como o hospital em casa, “a UHD assinala agora um trabalho sustentado e alicerçado em competência: 1000 doentes, mil vidas diferentes”, conclui o comunicado.

partilhar Facebook
Banner Publicitário