Voz da Póvoa
 
...

Dia Mundial da Paz ou um Desejo em Forma de Flor

Dia Mundial da Paz ou um Desejo em Forma de Flor

Local | 9 Janeiro 2026

 

Andamos sempre à procura de um tempo curandeiro, capaz de zelar pelo corpo e pela mente sem o nosso compromisso. Nascemos, enchemos a terra e parece nunca termos sabido acolher o outro. Todos governamos o nosso dia-a-dia, a casa, a família e sabemos que a harmonia é sinónimo de felicidade, de Paz. A guerra não tem lugar no vocabulário do povo. No entanto, não é capaz, mesmo preenchendo uma absoluta maioria de razão, de impedir, neutralizar qualquer vontade a um tirano. O respeito pelo outro, o direito de ser feliz, esbarrou sempre numa frustrante incapacidade dos simples em perceberem a quem entregam o poder hoje e todos os milénios antes. Creia numa certeza, a ignorância nunca foi santa.

Agarrados à esperança de nem todos serem ditadores, imperialistas, devoradores de consciências, acreditando numa Paz que só acontece se formos exigentes, ainda há quem saia de casa no primeiro dia do ano, a convite do ‘Encontro pela Paz’, entre o frio e o livre respirar junto ao edifício do Instituto de Socorros a Náufragos, lance flores brancas ao mar simbolizando o Dia Mundial da Paz. Houve lugar ao silêncio e a uma largada de pombos. Porque não há Paz sem Liberdade.

Presente na cerimónia esteve a Presidente da Câmara Municipal, Andrea Silva, o Vice-Presidente, Octávio Correia, e a Vereadora com o Pelouro da Coesão Social, Carina Moreira. A Escola de Música da Póvoa de Varzim deu brilho e sentimento ao momento e ao desejo de um mundo com todos e para todos.

O Encontro pela Paz tem o seu ‘fim’ no dia 10 de Janeiro, com um espectáculo cultural no Museu Municipal, onde será exibido um filme dos melhores momentos desta edição pela Paz e entregues os certificados de agradecimento.

Fotos: Dir. Reservados

partilhar Facebook
Banner Publicitário