Voz da Póvoa
 
...

Desinfecção Diária e Cuidados a Ter no Tratamento do Lixo

Desinfecção Diária e Cuidados a Ter no Tratamento do Lixo

Local | 21 Abril 2020

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim está a realizar desinfecção diária no concelho e alerta os munícipes para os cuidados a ter no tratamento do lixo doméstico. As constantes acções de limpeza e desinfecção de ruas e mobiliário urbano em todas as freguesias visam a saúde das pessoas e surge no âmbito do Plano de Medidas Preventivas do Município no combate ao Covid-19.

Diariamente, equipas do município fazem a desinfecção de contentores, ecopontos e áreas envolventes, sem esquecer as áreas propícias a maior movimentação de pessoas, como entradas de super e hipermercados, áreas de comércio, entradas de farmácias, Mercado Municipal, praças e bancos de jardim, passeios e vias públicas.

Recordamos que a desinfecção adopta as recomendações da Organização Mundial de Saúde, que passam pela desinfecção de ambientes com o hipoclorito de sódio, peróxido de hidrogénio ou álcool.

A autarquia informa também os munícipes para um maior cuidado a ter com o tratamento do lixo doméstico, de forma a cooperar com as equipas de recolha. É importante que todos tenham a consciência de que os resíduos produzidos nas nossas casas podem estar infectados, contaminando não só a família e vizinhos como os trabalhadores do município que fazem a respectiva recolha.

Em defesa da saúde de todos os munícipes e da comunidade, a Câmara Municipal pede que todos respeitem com rigor as seguintes regras:

- Nas residências onde permaneçam pessoas contagiadas com o Covid-19 e/ou pessoas em isolamento por suspeição de contágio os resíduos devem ser colocados num saco de lixo resistente e descartável, evitando que o mesmo fique totalmente cheio (encher somente 2/3 da capacidade do saco). Este saco deve ser fechado devidamente e guardado dentro de um outro saco de lixo resistente e descartável. Por fim, o saco de lixo doméstico deve ser colocado no contentor do lixo comum mais próximo.

- Nos restantes domicílios e estabelecimentos comerciais em funcionamento, proceder da forma habitual, assegurando a separação dos seus resíduos. No entanto, deve depositar as luvas, máscaras e lenços de papel usados no saco de lixo comum, e nunca nos contentores amarelos ou azuis.

- Os sacos de lixo nunca devem ser deixados no chão, na rua ou encostados aos contentores ou ecopontos. Luvas, máscaras e lenços de papel não devem ser abandonados no chão, e sim fechados em sacos e depositados no lixo comum.

partilhar Facebook
Banner Publicitário