A delegação da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim promoveu durante a tarde do dia 7 de Setembro, no Cine-Teatro Garrett, a tertúlia "Conversas que importam... Sentido(s) e Significado(s) na e da Educação Parental".
Os oradores: Daniela Gonçalves (Prof. adjunta na ESPF/Investigadora no CIDTF), David Moreira, Médico especialista em psiquiatria da infância e da adolescência; Mónica Soares, Psicóloga e Professora na ESPF e UISMAI; Alexandra Pinto, Médica especialista em pediatria, e Magda Costa, Presidente da Federação das Associações de Pais da Póvoa de Varzim, partilharam estratégias para lidar com as adversidades que surgem no contexto da educação parental. Na moderação da mesa esteve Daniela Gonçalves, professora adjunta na Escola Superior de Paula Frassinetti e investigadora no CIDTF.
A Tertúlia proporcionou aos pais e educadores a possibilidade de reflectirem sobre a importância do tempo livre para as crianças brincarem e sobre a qualidade do tempo que os pais podem dedicar aos seus filhos. Foi também debatida a preocupação sobre o excesso de actividades impostas às crianças no dia-a-dia e a constante preocupação dos pais com o sucesso dos filhos, muitas vezes levando à constante comparação com os pares. É importante perceber que transformar os filhos em robôs é dar sentimentos à máquina.
Uma sugestão apontada foi a de aproveitar todas as oportunidades na família e na escola que possam contribuir para um crescimento pautado pela alegria, autoestima, descoberta e o simples acto de brincar, tão importantes para o equilíbrio emocional das gentes que ainda crescem na inocente felicidade.
Em representação da Câmara Municipal esteve na sessão, a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva.
Fotos: JCM/cm