A comemoração oficial do carnaval foi a 4 de Março, mas a alegria não tem data, por isso, no último dia de Fevereiro, mais de mil crianças do concelho coloriram o desfile de Carnaval Infantil, numa iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em parceria com o Grande Colégio.
O cortejo carnavalesco partiu da Praça do Almada e seguiu pela Rua da Junqueira até ao Largo do Passeio Alegre, sempre muito aplaudido e acarinhado por quem abriu sorrisos à passagem das crianças que frequentam os estabelecimentos escolares do Grande Colégio, Instituto Madre Matilde, Centro Social Monsenhor Pires Quesado, Instituto Maria Paz Varzim, QI, Centro Social Bonitos de Amorim, Educar e Prevenir, Jardim de Infância Monsenhor Pires Quesado, Jardim de Infância Santo António, E.B./J.I. da Giesteira e E.B./J.I. do Século.
Quando olhamos para o entusiasmo desta gente pequena ainda com tanto para crescer, sentimos uma proximidade na distância de um tempo que foi nosso e agora lhes pertence. Se deixássemos as crianças viverem a rua mais vezes, iríamos perceber porque é que a saudade nos agarra ao tempo da inocência. Polícia, super-herói, médico, cientista, princesa, rei, bombeiro, personagem de animação, um mundo cheio de profissões e ilusões, acima de tudo de Entrudo.
Se leva a mal, não sabe o que é carnaval, e se a manhã foi para as crianças, a tarde foi para os mais adultos. O Pavilhão da escola do Desterro acolheu mais de 400 idosos. Um encontro, também ele, muito colorido e até com sentido de humor nas caracterizações carnavalescas dos utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho com a valência da Terceira Idade, da Associação dos Reformados Poveiros, do MAPADI e dos Centros Ocupacionais - Aver-o-Mar, Balasar, Lapa e Laúndos. Entre tantas enciclopédias vivas destaca-se acima de tudo o convívio presenciado pelo Vereador da Câmara Municipal, Marco Barbosa.
Fotos: JCM/cm