As solenidades a São Pedro iniciaram ao final da manhã do feriado poveiro com uma eucaristia na igreja da Lapa com as vozes do Grupo Coral de Nossa Senhora da Lapa a entoar no templo e nos corações. Depois do almoço foi a vez da Banda Musical da Póvoa de Varzim e da Banda Marcial da Foz do Douro fazerem uma arruada entre o Largo Eça de Queiroz e a Praça do Almada, onde frente ao edifício dos Paços do Concelho em afinada harmonia interpretaram “S. Pedro Poveiro”. Depois, cada Banda envaideceu o seu público.
A meio da tarde saiu a majestosa Procissão, que como é tradição figuram em três andores os Santos Populares: S. Pedro, Stº António e S. João. Para além de um alargado número de figurantes os seis bairros fizeram-se representar pelos seus pares de tricanas.
Milhares de pessoas serpentearam os passeios das ruas do Visconde de Azevedo, Praça do Almada, Praça da República, Rua da Junqueira, Rua dos Cafés, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos, Avenida dos Descobrimentos até à recolha dos andores na Igreja da Nossa Senhora da Lapa.
O Feriado terminou no Largo Vasques Calafate, frente ao Casino da Póvoa, com a extraordinária voz de AUREA e a sua banda.
Fotos: JCM