Voz da Póvoa
 
...

Corpo de Deus Volta a Celebrar-se na Póvoa de Varzim

Corpo de Deus Volta a Celebrar-se na Póvoa de Varzim

Local | 20 Junho 2022

 

A tradicional procissão da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo percorreu algumas ruas da cidade, na quinta-feira, tendo parado frente aos Paços do Concelho para receber, da varanda, a bênção do padre Nuno Rocha.

Com a Banda Musical da Póvoa de Varzim a marcar o ritmo dos passos, entre os figurantes do cortejo religioso encontravam-se dezenas de crianças que fizeram recentemente a Primeira Comunhão e a Procissão da Fé. Como habitualmente, autoridades civis e militares, representantes de associações e coletividades poveiras integraram a solenidade litúrgica do Corpo de Deus.

Esta cerimónia religiosa terá chegado a Portugal nos finais do século XIII e tomou a denominação de festa do Corpo de Deus. Acontece 60 dias após a Páscoa, à quinta-feira e é uma forma de reviver a última Ceia de Quinta-feira Santa.

O Papa Francisco referindo-se ao regresso da tradição depois de dois anos de ausência devido à pandemia, reforçou que a solenidade recorda “a presença real de Deus na Eucaristia, sob a forma do pão e do vinho”. E acrescentou: “Peçamos ao Senhor que nos conceda sermos pessoas eucarísticas, que agradecem pelos dons recebidos e se entregam aos outros, servindo com alegria, especialmente quem mais precisa”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário