Voz da Póvoa
 
...

Congresso Local Rima com Sucesso Empresarial

Congresso Local Rima com Sucesso Empresarial

Local | 7 Novembro 2024

 

A sala de congressos do Hotel Axis Vermar foi o palco da 4.ª edição do Congresso Empresarial organizado, nos dias 24 e 25 de Outubro, pelo Município da Póvoa de Varzim, em parceria com a Associação Empresarial e as Escolas Superiores de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto e de Media Artes e Design. Para além de 16 palestrantes convidados, decorreu uma mostra empresarial que contou com 23 empresas a laborar no concelho.

O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, presente na abertura disse acreditar “na necessidade de integrarmos nas dinâmicas empresariais locais as grandes linhas que progressivamente vão regendo as dinâmicas empresariais globais. Pensar global, agir local para que a nossa economia se imponha e amplie a sua presença nos mercados nacionais e, sobretudo, internacionais”. Neste sentido, sublinhou que “construir o futuro é a forma que temos de o influenciar e enfrentar com segurança”.

Para o Edil a função do município é oferecer aos agentes económicos as melhores condições para preferirem a Póvoa de Varzim como local para o investimento, pela sua localização geográfica, as excelentes acessibilidades por terra, ar e mar, mas também a sua proximidade aos principais centros urbanos do norte de Portugal e da Galiza, não esquecendo que “somos na região, o único município que não cobra derrama sobre o IRC, e um outro, de importância talvez ainda mais relevante - o de termos, há anos, uma fiscalidade não apenas atractiva, mas sobretudo estável. Eu sei o valor que a estabilidade e previsibilidade têm no mundo dos negócios”.

Aires Pereira lamentou o afastamento da administração central, “infelizmente, não está do nosso lado, e o país vai sendo adiado”, mas recordou que os números relativos ao concelho são animadores, “entre 2019 e 2023, o tecido empresarial na Póvoa de Varzim teve um crescimento de mais de 5%”, acreditando que o Congresso Empresarial realizado em cada dois anos se tem traduzido num aumento significativo do volume de negócios das empresas a laborar no concelho.

Seguiu-se uma apresentação do investimento e crescimento da Europa e do país pelo Vice-Presidente da Associação Empresarial de Portugal, Luís Ceia, “as políticas financeiras apoiaram o consumo em vez da competitividade. A Europa foi um excesso de aspirações, mas nem tudo se deve à Europa. Os nossos erros e políticas desajustadas conduziram à actual situação”. Referindo-se à 20ª posição que ocupamos no que se refere ao Produto Interno Bruto e um decréscimo das exportações - abaixo dos 50%. 

Com a necessidade de haver mais investimento e mais exportações, Luís Ceia destacou a importância do capital humano no crescimento económico do país.

Por sua vez, Nuno Camilo, Director do Projecto ‘Acelerar o Norte’ que será apresentado no dia 31 de Novembro no Diana Bar, revelou que “dinamizar o tecido empresarial, dotar as empresas de uma vida diferente relativamente à digitalização, abrir horizontes e aumentar a produtividade são os objetivos do projecto”. E acrescentou que “as empresas que se foram digitalizando já assumem uma quota de mercado maior”, estima-se que as compras online em 2024 atingiram os 143 mil milhões de euros. Em suma, o projecto ‘Acelerar o Norte’ tem a missão de activar uma presença digital; incorporar a tecnologia nos modelos de negócio; desmaterializar os processos com clientes e fornecedores, e capacitar digitalmente as empresas incluindo gestores e colaboradores. Atrair novos clientes; aumentar as vendas; simplificar processos e fazer crescer o negócio. “Queremos sensibilizar os empresários para a importância da pegada digital, preparando para o estágio seguinte, a inteligência artificial”, concluiu.

O último orador da manhã foi José Mota Freitas, da Direcção de Empresas da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que apresentou uma visão geral dos Fundos Europeus - em curso 24.2 mil milhões - dos quais o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com 22.2 mil milhões em curso. Lembrou as vias de acesso das empresas aos Fundos PRR e os instrumentos disponíveis para as empresas, bem como os parceiros de consultoria da CGD.

Durante os dois dias do congresso foram cinco as sessões de reflexão e debate que contaram com excelentes palestras: Investimento e Crescimento – navegando pelas oportunidades dos fundos e programas de Financiamento; Estratégia turística Norte de Portugal e Galiza; Agricultura e Pesca Sustentáveis – Desafios e Oportunidades para um Futuro Resiliente; Inovação e o futuro dos Negócios, e As Artes e as Marcas – Gestão estratégica e inteligente da comunicação.

O evento terminou com os participantes a desfrutar de uma experiência gastronómica, acompanhada de vinho e música, com o CEO, Marco Ferreira, e o Chefe Rui André Rodrigues, em representação do Grupo 31 de Janeiro, e o artista João Neto Vieira, ao piano. Este momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, que destacou a qualidade do Congresso Empresarial, que pensou e debateu o novo futuro, e agradeceu a participação dos dois Keynote Speakers de referência, Miguel Frasquilho e Jorge Sequeira, e dos 16 ilustres palestrantes que integraram as cinco sessões de reflexão e debate moderadas pela jornalista da CNN Portugal, Diana Bouça-Nova.

Fotos: JCM/cm

partilhar Facebook
Banner Publicitário