Voz da Póvoa
 
...

Confraria do Santíssimo Sacramento Celebra Quatro Séculos

Confraria do Santíssimo Sacramento Celebra Quatro Séculos

Local | 23 Novembro 2022

 

“Quatro séculos de história agregam muitos irmãos/confrades, muitos momentos históricos da cidade e do país, muita dedicação e tradição, razão suficiente para celebrar e comemorar”, evocou Manuel Milhazes, juiz da Confraria, na sessão de apresentação do plano de comemorações que decorreu no dia 7 de Novembro, no Museu Municipal.

A Confraria do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Nossa Sª da Conceição da Matriz da Póvoa de Varzim foi fundada em 1622, e para assinalar os 400 anos com a divisa ‘Com Deus, Servir Deus, Sentir Deus’, foram programadas várias iniciativas que se vão estender até 19 de Novembro de 2023.

A primeira aconteceu no domingo, com uma eucaristia de Celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, presidida pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Braga D. Jorge Ortiga, acompanhada pelas vozes do coro Capela Marta. No final da cerimónia religiosa, foi inaugurado um marco no adro da Igreja Matriz que assinala a efeméride. 

Entre um conjunto de iniciativas que englobam conferências, a Semana Santa, e concertos, as exposições marcarão ao longo de 12 meses mostras de peças do espólio da Confraria, assim como uma grande exposição deverá acontecer em meados do ano que vem. A primeira ‘peça do mês’ ficará exposta até à primeira quinta-feira do mês Dezembro, sendo substituída por outra peça. As 12 peças serão acompanhadas por um prospecto explicativo da sua razão.

O concerto de domingo do IX Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim, realizado na Igreja Matriz estava integrado no programa das comemorações dos 400 anos da Confraria do Santíssimo Sacramento.

Na apresentação das comemorações o Vice-presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino, que integra a Comissão de Honra, salientou que “é um programa aberto que a qualquer momento poderá ser preenchido por outras atividades. Mas, não me perdoaria a mim próprio se não fosse deixado para as gerações vindouras um testemunho em livro dos 400 anos desta Confraria”, propôs o autarca.

partilhar Facebook
Banner Publicitário