Voz da Póvoa
 
...

Com Desfibrilhador Nadadores Podem Salvar mais Vidas

Com Desfibrilhador Nadadores Podem Salvar mais Vidas

Local | 30 Julho 2023

 

A rampa de acesso à Praia do Turismo Norte, em Vila do Conde, foi o lugar escolhido para o Hospital da Luz da Póvoa de Varzim oferecer, no dia 21 de Julho, um Desfibrilhador (aparelho de Desfibrilhação Automática Externa DAE) e material hospitalar aos Delfins – Associação de Nadadores-Salvadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. 

Recebido o equipamento para ajudar a salvar vidas, João Pinheiro, responsável formador d’Os Golfinhos, reconheceu que “salvar vidas faz parte de todos e de cada um de nós. Com esta parceria e o protocolo com o Hospital da Luz, vamos fazer a diferença. Vamos ter meios adequados para prestar assistência aos banhistas e às nossas comunidades”. E avançou alguns números para reflexão: “Em Portugal, cerca de 12 mil pessoas têm morte súbita. Destas 12 mil, não mais que 10%, se consegue reverter quando chegam um hospital. Nós portugueses, estamos na cauda da Europa no que diz respeito à desfibrilhação automática externa. Quando utilizamos este equipamento no primeiro minuto, as probabilidades de reverter a vítima podem ir até aos 76%”. Por isso, o equipamento DAE e o tempo de agir são fundamentais.

Por seu lado, o Presidente d’Os Delfins e dos Golfinhos, Carlos Ferreira, agradeceu a oferta e admitiu que a angariação de um DAE era “algo que há muitos anos ansiávamos, e agora a parceria com o Hospital da Luz, efectivamente, conseguimos ter vários equipamentos que fazem a diferença no salvamento de vidas”. E reforçou a importância do equipamento: “Este Desfibrilhador dá uma segunda oportunidade a alguém que, de outra forma, não a tinha”.

Carlos Ferreira revelou que o DAE vai servir a praia de Azurara, “uma das praias que tem um maior número de incidências no país”.

Para Sérgio Viana, administrador do Hospital da Luz, que agradeceu e elogiou o trabalho dos nadadores-salvadores, “este é o nosso pequeno contributo. Vamos oferecer o Desfibrilhador automático e um conjunto de materiais para que possam desenvolver a sua actividade. É uma pequena gota, mas se todas as entidades, todas as empresas, conseguirem contribuir um bocadinho”, a ajuda crescerá. 

O administrador espera com isto “dar um exemplo para que outras empresas façam exactamente a mesma coisa”. E adiantou que esta acção “é um dos pilares estratégicos do Hospital da Luz – contribuir para a promoção da Saúde e para o bem-estar das pessoas”, concluiu.

Recordamos que este projecto surgiu no âmbito do programa ‘20 anos, 20 causas’ do grupo Luz Saúde, proprietário da rede Hospital da Luz. A celebração deveria ter acontecido em 2020, mas devido à pandemia, a iniciativa foi adiada, tendo arrancado no início do ano passado com a oferta de aparelhos DAE à Escola Secundária Eça de Queirós, Colégio de Amorim, Escola Secundária Rocha Peixoto, e ao Colégio do Forte em Vila do Conde.

Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
2314/RS3_2732.jpg
2314/RS3_2748.jpg
2314/RS3_2762.jpg
Banner Publicitário