Voz da Póvoa
 
...

Clube De Reparadores da Cruz Vermelha Continua a Formar

Clube De Reparadores da Cruz Vermelha Continua a Formar

Local | 7 Novembro 2022

 
 
Concluída com sucesso a 2ª Edição do "Clube de Reparadores" da responsabilidade da Delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa em parceria com a Câmara Municipal e a LIPOR, lançado no âmbito do Projecto CLDS4G - Contrato Local de Desenvolvimento Social, foram entregues os certificados da formação realizada, e apresentada a 3ª Edição do "Clube de Reparadores", cerimónia que aconteceu na sexta-feira, no Museu Municipal.
 
Um coro de cerca de duas dezenas de crianças vindas do infantário “Miminho” ensaiou o futuro com afinada alegria. Dos mais pequenos nenhum mal o mundo sofreria e a Cruz Vermelha seria apenas um palpitar de coração feliz. 
 
“Um exemplo profundo, um ‘miminho’ que por aqui passou. Agradeço a todas as entidades que apoiaram o projecto e aos formadores que puseram mãos à obra e lhe deram vida. Não posso deixar de agradecer à Santa Casa da Misericórdia que disponibilizou um dos funcionários para fazer esta formação e à Escola Flávio Gonçalves que disponibilizou a sua cantina”, sintetizou Luísa Tavares Moreira, Presidente da Delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa.
 
O balanço das duas edições do "Clube de Reparadores é, segundo os responsáveis, muito positivo. A formação e integração profissional de desempregados traduziu-se no reaproveitamento de resíduos eléctricos e electrónicos, recuperando equipamentos usados e avariados que de outra forma iriam parar no lixo. Também se desmistificou a ideia de que as avarias não têm solução. A formação de desempregados permite criar competências sociais e profissionais, e capacitá-los para o trabalho. 
 
Para o CEO da Lipor, Fernando Leite, “durante muitos anos, fomos perdendo o hábito de reparar os electrodomésticos, tudo parecia ser barato, agora sabemos que não é assim, cada vez mais a questão da recuperação e reutilização dos equipamentos para além do problema ambiental que provocam, são necessários e este projecto do ‘Clube de Reparadores’ vem nesse sentido. Por isso, agradeço a todos os envolvidos nesta razão”.
  
Sílvia Costa, Vereadora do Ambiente agradeceu o apoio “essencial da Lipor em todas as partes do processo”. O agradecimento foi extensivo a todas as instituições que disponibilizaram formadores “para entrarem neste projecto, receberem estas novas competências e poderem também alimentar este ‘Clube de Reparadores’ que se traduz naquilo que é mais significativo, a reparação de equipamentos que depois são doados a quem mais precisa deles, pessoas que não têm, infelizmente, condições para os adquirir. Ou seja, o projecto tem um denominador social muito importante”.
 
No final, foram oferecidos pela vereadora do Ambiente sacos aos formandos e formadores, fruto da reciclagem das lonas publicitárias usadas pelo Município para divulgar os seus eventos e parcerias.
 
A 3ª Edição do "Clube de Reparadores" arranca em Janeiro de 2023.
partilhar Facebook
Banner Publicitário