Voz da Póvoa
 
...

Camisola Poveira Usada e Abusada por Estilista Americana

Camisola Poveira Usada e Abusada por Estilista Americana

Local | 25 Março 2021

Tory Burch, estilista norte-americana, que detem um património avaliado em cerca de 1 bilião de dólares, vendeu no seu site a Camisola Poveira, como peça da sua criação “inspirada na baja mexicana”, no entanto os motivos bordados na camisola mantem-se, segundo informa o jornal Público.

A Camisola Poveira continua no catálogo do site, mas Tory Birch rebatizou-a não sendo referenciada a sua origem, no entanto continua a ser vendida por 695 euros, aproximadamente dez vezes superior à tradicional Camisola Poveira feita por mãos sabedoras da Póvoa de Varzim.
A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia tentaram contactar sem sucesso os responsáveis. No entanto as alterações que surgiram no site da estilista demonstram que a razão se sobrepõe à inspiração pouco lícita.

Para Ricardo Silva, presidente da união de freguesias de Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, “a inacreditável história de como uma marca internacional Tory Burch apresenta como sua a nossa Camisola Poveira. Uma luta de David contra um Golias que usurpa, não responde e não reconhece uma das principais peças de artesanato português, que em 2007 integrou a colecção de selos dos Trajes Regionais”.

A mais conhecida peça de artesanato local, a Camisola Poveira, em processo de certificação, continua a ser apetecível aos olhos de quem a veste e de quem adorava poder certificá-la como sua.

partilhar Facebook
769/IMG_2765.jpg
769/IMG_2767.jpg
769/IMG_2771.jpg
Banner Publicitário