Voz da Póvoa
 
...

Camara Municipal da Póvoa de Varzim Cancelou festa de Fim d'Ano

Camara Municipal da Póvoa de Varzim Cancelou festa de Fim d'Ano

Local | 30 Dezembro 2022

 

Em comunicado a Câmara Municipal de Vila do Conde informa que “após reunião havida hoje, em que intervieram o Presidente da Câmara, enquanto autoridade municipal de proteção civil, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, o Comissário da Polícia de Segurança Pública da Póvoa de Varzim, o Comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, e o Serviço Municipal de Proteção Civil, determinou-se o cancelamento da festa de fim d'ano e o fogo-de-artifício, uma vez que as previsões meteorológicas indicam não estarem reunidas as condições de segurança necessárias à realização do evento de amanhã”.

Esta medida de prevenção “foi devidamente ponderada pelo Presidente da Câmara e por todas as entidades de proteção do Município da Póvoa de Varzim, com o objetivo de acautelar, acima de todos os interesses, a segurança das pessoas; já que, na madrugada de dia 1 de janeiro, vai aplicar-se a todo o distrito do Porto o aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de três, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA))”.

Assim,” aconselha-se a população a proteger-se da chuva (moderada a forte) e do vento (que poderá atingir os 40 km/h e rajadas até 75 km/h) ao evitar deslocações desnecessárias, na noite de dia 31 de dezembro. Durante esse mesmo período, há previsão de agravamento de agitação marítima, pelo que a concentração de pessoas em praias e a prática de atividades à beira-mar, desportivas ou de lazer, é desaconselhada”.

Devido ao risco de inundações, “é aconselhável a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e de outros objetos que possam criar obstáculos ao livre escoamento das águas. Aconselha-se igualmente a adoção de uma condução defensiva, com especial cuidado em zonas com cursos de água, vias com coletores de esgoto e áreas arborizadas, pontos especialmente vulneráveis à ocorrência de cheias, ao arrastamento de pessoas ou viaturas e à queda de ramos ou de outros objetos”.

Segundo a autarquia “os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim e o Serviço Municipal de Proteção Civil estarão no terreno, prontos a intervir em alguma situação de emergência. Não obstante, o Município da Póvoa de Varzim apela ao cumprimento das medidas elencadas, fazendo votos para que todos os poveiros, e respetivas famílias, passem uma noite de réveillon abrigada e em condições de segurança”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário