Voz da Póvoa
 
...

Bombeiros Voluntários ou uma Função Humanitária com 144 Anos

Bombeiros Voluntários ou uma Função Humanitária com 144 Anos

Local | 18 Outubro 2021

A Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim assinalou no sábado, 16 de Outubro, o 144º aniversário, uma data que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. Na mesa de honra, entre outros, figuravam o Vice-presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Marco Braga; o Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito do Porto, comandante José Morais; o Presidente da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, Rui Coelho; o Presidente do Conselho Fiscal, Edgar Martins; o Vice-presidente da Assembleia Geral, Nova Araújo e o comandante do corpo de Bombeiros, Francisco Novo.

Aires Pereira, para além das várias personalidades presentes, saudou a presença da vereadora do PS, Ilda Figueiredo, o corpo activo, familiares e os bombeiros do quadro de honra, “um sinal que continuam presentes nos momentos mais importantes da Real Associação, uma presença que é um incentivo para os mais novos, para fazerem esta missão de paz e voluntária, que dignifique cada vez mais a missão dos bombeiros”.

O presidente da Câmara disse também estar disponível para continuar a apoiar o corpo activo nas suas necessidades ao nível da protecção da comunidade: “Estar atento ao esforço de modernização dos meios logísticos e da formação”. Comprometendo-se a ceder espaço para a instalação do campo de treino na Zona Industrial de Laúndos que está a crescer: “É importante termos meios de proximidade que nos permitam salvaguardar a força produtiva do nosso concelho e país”.

Confirmou ainda manter o apoio anual na época de Natal ao corpo de Voluntários, “que se dedicam o ano inteiro ao serviço dos outros; sabemos das suas necessidades e podem continuar a contar com o nosso apoio, pelo trabalho inestimável que prestam às populações”.

Aires Pereira deixou uma saudação em nome do Município da Póvoa de Varzim, pelo desempenho e entrega dos Bombeiros nos últimos dois anos, por terem estado sempre na linha da frente no combate à pandemia. Dedicou também palavras aos homenageados, “São justas e devem ser dadas quando estamos no exercício pleno das nossas capacidades, sendo um estímulo para que continuem, mas também um exemplo para os mais novos. Para a autarquia é um orgulho ver tanta gente distinguida”.
 
Cumprindo o programa das celebrações, os soldados da paz fizeram primeiro uma romagem ao cemitério para recordar antigos dirigentes e voluntários. À formatura geral no quartel e ao hastear das bandeiras, seguiu-se a bênção de uma nova viatura de combate a incêndios, e a sessão solene onde foram agraciados pela Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto e pela Liga dos Bombeiros Portugueses, bombeiros com 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos de serviço e do Quadro de Honra.

Para o Presidente da Direcção da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, Rui Coelho, os distinguidos devem “sentir orgulho, não na medalha, mas no que ela representa”.

Quanto ao Centro de Formação, “é um projecto que tem alguns anos e a anuência da Câmara Municipal, mas que deixámos cair devido à pandemia. Agora, sentimos a necessidade, porque estamos a abrir uma nova área de negócios que tem a ver com a formação porque as empresas começam a sentir necessidade dela. Já damos formação na Mercadona, um grande grupo económico, por isso, precisamos de um espaço longe do centro da cidade que nos permita fazer os nossos treinos sem incomodar ninguém. Quem sabe no futuro possamos ter um pólo mais perto da zona industrial de Laúndos, que eleve os níveis de produção daquela importante unidade. O terreno deverá ser disponibilizado pela Câmara Municipal, quanto ao resto vamos aos poucos fazendo, precisamos é de espaço”.

Rui Coelho revela que, “a formação consiste no que já fazemos no nosso dia-a-dia: suporte básico de vida, formação de combate a incêndios, sobretudo na área industrial e urbana, que é a nossa principal vocação, mas outras formações poderemos fazer, desde que solicitados”.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário