Voz da Póvoa
 
...

Bombeiros com Quase Século e Meio de Voluntariado

Bombeiros com Quase Século e Meio de Voluntariado

Local | 9 Outubro 2023

 

A Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, na sessão solene das comemorações do seu 146º aniversário, festejado no sábado, foi homenageada pela Federação de Bombeiros do Distrito do Porto, com a atribuição da Medalha Covid, reconhecimento pelo trabalho desempenhado pela corporação durante o período da pandemia. Desta forma, o estandarte recebeu mais uma honrosa insígnia, pelas mãos de José Morais, presidente da Federação.

Seguiram-se a entrega de medalhas honoríficas a bombeiros e dirigentes da associação humanitária, entre os quais o Chefe Caseira, pela sua exemplar dedicação à instituição ao longo de décadas.

Ao início da tarde houve ainda uma romagem ao cemitério para homenagear os bombeiros e colaboradores já falecidos.

Na parada formou o corpo de bombeiros da instituição, uma cerimónia presenciada pelo Presidente da Câmara Aires Pereira, pelo Presidente da Real Associação, Rui Coelho, por familiares de bombeiros, dirigentes da instituição e várias entidades civis e religiosas. Foram também benzidas três viaturas, uma de combate e duas de transportes de doentes não urgentes, na presença dos padrinhos Câmara Municipal, Rangers da Póvoa e Bikeservice, pelo exemplar apoio que têm dado à corporação dos Bombeiros.

No seu discurso, Aires Pereira foi bastante crítico em relação ao Governo pelo encerramento no fim-de-semana de várias urgências hospitalares, incluindo a da Póvoa de Varzim. O actual estado do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é preocupante e responsabiliza o Governo pela inoperância.

O corte do bolo, um brinde e uns aperitivos foram servidos aos presentes. Seguiu-se um desfile, pelas ruas da cidade, de viaturas usadas pelo corpo de bombeiros para servir as populações.  

partilhar Facebook
Banner Publicitário