Voz da Póvoa
 
...

Biblioteca Pessoal de Luis Sepúlveda doada à Póvoa de Varzim

Biblioteca Pessoal de Luis Sepúlveda doada à Póvoa de Varzim

Local | 23 Fevereiro 2023

 

A cerimónia de abertura do Correntes d’Escritas ficou marcada por uma homenagem a Luis Sepúlveda, primeiro com a projecção de um vídeo de Daniel Mordzinski, fotógrafo que acompanhou o escritor chileno em muitas viagens, seguiu-se a assinatura do protocolo de doação à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, dos cerca de 3700 livros que compunham a biblioteca pessoal do autor de ‘O Velho que Lia Romances de Amor’, uma vontade da viúva do escritor chileno Luis Sepúlveda (1949-2020), a poetisa Carmen Yáñez.

Por seu lado, o Município adquiriu por 18 mil euros todo o mobiliário do escritório do escritor, assim como os quadros, as fotografias e outros objectos pessoais que se encontravam neste espaço íntimo de escrita e leitura de Sepúlveda em Gijón, nas Astúrias, onde vivia.
 
Em breve, estará disponível um espaço dedicado à memória do escritor, num renovado anexo ao fundo do jardim da Casa Manuel Lopes, antigo director da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, onde será reconstruido em detalhe o local de trabalho do escritor chileno.
Para Aires Pereira a doação “significa o reconhecimento do amor que Luis Sepúlveda tinha pela Póvoa de Varzim”.

Por sua vez, Carmen Yáñez justificou a doação pela razão do seu amado ter encontrado “um lugar literário onde todos os mundos formam um só. Nada mais lógico, nada mais justo do que dar a sua memória a esta cidade aberta ao mar, que é como dizer aberta à liberdade”. A nobreza da iniciativa mereceu um sentido aplauso dos presentes.

Em relação ao Prémio Luis Sepúlveda, resultante da parceria entre o Correntes d’Escritas e a Porto Editora, após a sua fuga para a eternidade em 2020, foram distinguidos os autores dos seguintes trabalhos: em primeiro lugar o “Baloiço” do 4º B da Escola Básica José Manuel Durão Barroso, de Armamar; em segundo “O Tigre que fez a diferença” do 4º ano da Escola Básica de Rates, Póvoa de Varzim; e em terceiro “As Árvores da Escola” do 4º C da Escola Básica Padre Manuel de Castro, de S. Mamede de lnfesta.

Quanto ao Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas 2023, com o valor de 2000 euros, foi atribuído a Maria da Conceição Esteves da Silva, natural de Braga, que concorreu com o pseudónimo de Álvaro Maio, com o conto “Brisas”. E o Prémio Literário Correntes d’Escritas Papelaria Locus, foi atribuído ao poema “Lençóis” de José Pedro Robalo Alves, que se escondeu no pseudónimo de Oliver Lossagir.

Como habitualmente, foi apresentada nesta sessão o número 22 da Revista Correntes d’Escritas, dedicada a Manuel Rui. Coube ao também escritor angolano Ondjaki falar do amigo e autor do livro “Quem Me Dera Ser Onda”, um romance delirantemente luminoso.

partilhar Facebook
Banner Publicitário