Voz da Póvoa
 
...

Autarquia Estimula Reconhecimento Profissional de Artesãs Poveiras

Autarquia Estimula Reconhecimento Profissional de Artesãs Poveiras

Local | 22 Outubro 2021

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim informa que “tem realizado uma série de iniciativas no sentido de estimular a profissionalização do trabalho artesanal, alavancar o empreendedorismo local e aumentar a escala de micronegócios ligados ao artesanato poveiro, designadamente em relação à aprendizagem da técnica da Camisola Poveira e exportação para novos mercados”.

Na sequência desta aposta, “o Município promoveu a realização de uma Sessão de Esclarecimento sobre o ‘Estatuto do Artesão e da Unidade Produtiva Artesanal’, no Centro Póvoa Empresas, na qual participaram cerca de 40 artesãs poveiras”.

Recordamos que “o reconhecimento do estatuto de artesão é feito através da atribuição de um título designado por ‘Carta de Artesão’, cuja candidatura é gratuita e válida por 1 ano, com possibilidade de renovação. A Carta do Artesão confere a quem faz do artesanato o seu trabalho a garantia de várias vantagens: beneficiar de apoios do Estado para o setor das Artes e Ofícios (por exemplo, apoios à modernização dos processos de fabrico ou medida de apoio excecional COVID 19 do IEFP), participar nas principais feiras de artesanato nacionais, aceder em condições vantajosas e de forma simplificada ao selo ‘Portugal Sou Eu’ e a produtos certificados”.

E acrescenta. “Ao mesmo tempo em que os detentores de Carta de Artesão veem aumentado o reconhecimento público desta área de trabalho enquanto atividade profissional, também se ajuda a proteger a cultura portuguesa, na medida em que se preserva o património local e nacional, garantindo a qualidade dos nossos produtos e a sua diferenciação dos demais”.

Como teve oportunidade de explicar Fernando Gaspar, Coordenador do Gabinete para a Promoção das Artes e Ofícios do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), este processo está sob a responsabilidade do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), cabendo ao CEARTE a instrução e avaliação técnica das candidaturas.

O Município da Póvoa de Varzim incentiva todas as artesãs poveiras a apresentarem candidatura à Carta de Artesão. Para isso devem contactar:

 https://www.cearte.pt/article/GPAO_Carta_e_UPA.html)

Em caso de dúvida, contactar: gpao@cearte.pt (mailto:gpao@cearte.pt) ou o Centro Póvoa Empresas (R. Dona Maria I, 4490-538 Póvoa de Varzim, 252090193).
 

partilhar Facebook
14/Camisola_Poveira_00.jpg
556/CMPV-RS0-0043.jpg
Banner Publicitário