A Horpozim, Associação Empresarial Hortícola, organiza as 16as Jornadas Técnicas de Horticultura, a decorrerem no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim. Foram convidadas entidades de relevo no setor agrícola nacional, com palestras, debates, perguntas e respostas a abordar questões essenciais sobre a agricultura portuguesa.
Iniciam-se as Jornadas com a distinção das entidades da região, HORPOZIM, VARZICOOP e LEICAR com o prémio Reciclar é Dar +, prémio atribuído pela Lipor e entregue pelas mãos da vereadora Dr.ª Sílvia Costa, como reconhecimento do trabalho realizado por parte destas entidades junto da comunidade, que originou números históricos em termos de toneladas de resíduos entregues para reciclagem.
Segue-se a primeira sessão focada na "Importância da Matéria Orgânica nas Hortícolas", que conta com a apresentação do Eng. António Guerra, onde destaca o papel fundamental da matéria orgânica na melhoria da estrutura e fertilidade do solo.
Segue-se uma apresentação do projeto de doutoramento "Tuta absoluta", pela Eng.ª Joana Neto da FCUP. A convidada pretende realçar a importância do conhecimento dos ciclos biológicos das pragas por forma a permitir um melhor planeamento das estratégias de combate, isto é, uma menor aplicação de produtos fitofarmacêuticos e mais eficiente, no sentido de alcançar a sustentabilidade.
Um dos momentos mais aguardos do evento será certamente o painel dedicado aos Jovens Agricultores em Portugal, onde se pretende debater os desafios que a nova geração de agricultores enfrenta e como as escolas profissionais e do ensino superior se têm preparado para este tema.
O último painel abordará o Estado da Agricultura em Portugal, com a presença de especialistas e representantes do setor, como Dr. Francisco Sarmento, representante da FAO em Portugal, Dr. Paulo Ramalho, Vice-presidente da CCDRN, Eng. Paulo Pimenta, Vice-presidente da CAP e Eng. Carlos Duarte, Presidente da GAL Litoral Rural, para analisarem os desafios atuais da atividade, que medidas têm sido tomadas para apoiar o sector. Neste debate pretende-se alertar as entidades para a necessidade da adaptação a novas realidades e a procura para soluções inovadoras para garantir a sustentabilidade da agricultura nacional como sector estratégico para a autonomia alimentar.
As 16as Jornadas Técnicas de Horticultura reafirmam-se assim como um espaço de partilha de conhecimento e de reflexão sobre o futuro do sector, promovendo o intercâmbio de ideias entre agricultores, investigadores e decisores políticos.
Comunicado de Imprensa