Voz da Póvoa
 
...

Assunção da Nossa Senhora Entre a Terra e os Céus da Póvoa

Assunção da Nossa Senhora Entre a Terra e os Céus da Póvoa

Local | 19 Agosto 2024

 

A padroeira dos pescadores foi celebrada, entre outras iniciativas religiosas, com uma majestosa procissão na tarde quente de 15 de Agosto. A devoção a Nossa Senhora d´Assunção arrasta em cada ano milhares de pessoas vindas de outras latitudes e que se unem em fé à comunidade poveira local.

As honrarias religiosas tiveram início durante a manhã com a realização da eucaristia solene a Nossa Senhora, na igreja da Lapa, presidida pelo bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes. 

O cortejo religioso contou com dez andores e 250 figurantes que seguiram pela Rua 31 de Janeiro, Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos até recolher à Igreja da Lapa. 

Quem fez questão de assistir à eucaristia e depois integrar a procissão em todo o seu percurso, foi o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. Como é tradição, à passagem do cortejo religioso pela marginal poveira, os dez andores olham o mar em toda a sua grandeza enquanto milhares de foguetes sobem ao céu em saudação à virgem Nossa Senhora d’Assunção.

As comemorações da padroeira dos pescadores são promovidas pela Real Irmandade da Nossa Senhora da Assunção – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa, com o apoio da Câmara Municipal. As Festas terminam no dia 22 do mês corrente, com o Beija-mão da Senhora, uma Eucaristia, e fogo preso com o repicar dos sinos na igreja da Lapa.

Fotos: JCM/cm

partilhar Facebook
Banner Publicitário