Voz da Póvoa
 
...

Associação Empresarial Celebra 128 Anos

Associação Empresarial Celebra 128 Anos

Local | 12 Abril 2021

Na terça-feira, dia 13 de Abril de 2021, a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, celebra o seu Centésimo vigésimo oitavo aniversário.

Por esse motivo a Direção, e na impossibilidade de outras realizações, manda celebrar a missa por alma dos Associados e seus Familiares falecidos, a qual será às 19h00, na Igreja Matriz, e será presidida por Sua Reverência O Prior D. Avelino Castro.

Serão ainda nesse dia hasteadas as bandeiras na sede da Associação.

Recorde-se que data de 13 de Abril de 1893, o Alvará Régio, de Sua Alteza, El Rei D. Carlos, emitido pelo então Ministério das Obras Públicas Comercio e Industria.

O documento de Constituição da então Associação Comercial da Póvoa de Varzim, foi subscrito e assinado pelo Ministro da altura que se chamava, Bernardino Luís Machado Guimarães, o qual viria a ser Presidente da República Portuguesa, de 5 de Outubro de 1915 a 5 de Dezembro de 1917 e de 11 de Dezembro de1925 a 31 de Maio de 1926, não tendo acabado nenhum mandato, pois ambos foram interrompidos por golpes de Estado, no primeiro mandato Sidónio Pais, queria implantar de novo a Monarquia e depô-lo, no segundo mandato a instabilidade e a chegada do Estado Novo, fez com que os revolucionários da altura o substituíssem por Mendes Cabeçadas.

O documento deve ser único e está devidamente guardado na Associação, naquela altura outras Associações foram criadas, mas nenhuma tem o documento original.

partilhar Facebook
782/Ass_Comerceial.jpg
782/Gomes_Alves.jpg
Banner Publicitário