Voz da Póvoa
 
...

Associação deu Lição de Sustentabilidade Empresarial e digitalização

Associação deu Lição de Sustentabilidade Empresarial e digitalização

Local | 4 Agosto 2022

 

O futuro é hoje e por isso é tempo de inovar. Nesse sentido, a sustentabilidade das Empresas Familiares foi a razão que levou a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim (AEPVZ) a promover na sua sede, o workshop ‘Ferramenta de Avaliação de Projectos’ no passado dia 14 de julho. A inspiração da acção de formação aconteceu no âmbito do projecto ‘O Futuro é Hoje: i4.0 e Sustentabilidade das Empresas Familiares’, que tem como base o projecto ‘O Futuro é hoje: Gestão e sucessão de empresas familiares’.

Na abertura da sessão, o Presidente da Associação Empresarial, Joaquim Araújo, destacou a importância do workshop: “É particularmente interessante para quem tem negócios, grande ou pequeno. Saber um pouco mais sobre literacia financeira, ou seja, quem percebe pouco de contabilidade, fica com as noções mínimas para ser capaz de analisar um balanço, saber se um projecto é ou não viável. Para avançar com um negócio é preciso fazer contas, cálculos para que o investimento possa ter viabilidade económica”. E acrescenta: “Esta ferramenta se for usada correctamente pode ajudar a não cometermos erros na criação de um negócio ou fazer crescer o que já temos”.

Por seu lado, a oradora Sandra Henriques explicou a cerca de duas dezenas de empresários a ‘Ferramenta de Avaliação de Projetos’ detalhadamente: “É uma ferramenta de Excel em que qualquer empreendedor que queira abrir uma empresa ou algum empresário que queira criar um outro negócio, adquirir uma máquina, expandir o armazém, a unidade fabril, fazer uma avaliação se vale a pena fazer esse investimento ou não. Muitas vezes, temos tendência de ir ao sabor do vento e por vezes passados dois anos, apercebemo-nos que afinal o El dorado acaba em dor de cabeça. Nós propomos um estudo e um planeamento para que as coisas possam funcionar dentro das exigências do mercado”.

Sandra Henriques abordou o modelo “Financia” do IAPMEI e esclareceu que “a ferramenta de avaliação de projectos possibilita a empreendedores e empresas avaliar e testar a rentabilidade de novos investimentos, com duas opções: 5 anos e 10 anos de exploração. A industria 4.0 e a transformação digital são uma realidade à qual as empresas portuguesas necessitam de se adaptar, sob pena de ficarem para trás num mercado cada vez mais competitivo e digitalizado”.

O projecto “O Futuro é Hoje” é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

No final da sessão foram sorteados prémios entre as senhas de quem esteve no evento promovido pela Câmara Municipal “Os Dias no Parque” e consumiu algo no stand da Associação Empresarial.

partilhar Facebook
Banner Publicitário