É uma celebração que pretende não só homenagear Corino de Andrade, o investigador neurologista que descobriu a “doença dos pezinhos” e faleceu a 16 de Junho, como manter viva a luta contra a Paramiloidose que se celebra nesta mesma data.
A Póvoa de Varzim, concelho onde vivem muitos dos portadores da doença, em cada ano, junto ao busto de Corino de Andrade, presta merecida homenagem com várias personalidades presentes: Carlos Figueiras, presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Paramiloidose; António Machado, presidente da Assembleia Geral da Associação; Virgílio Ferreira, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, e Andrea Silva, vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal.
Da quase sentença de morte a tratamentos que retardam em muito a evolução da doença, onde se inclui um medicamente aprovado em Portugal, com autorização de todos os sectores de regulação, mas que ainda não chegou ao Norte. Os responsáveis desejam que o novo Ministério da Saúde altere esta situação. Recordamos que existem cerca de duas mil pessoas com a doença, sendo que 85% dos casos estão a ser tratados.
O provedor, Virgílio Ferreira, assumiu manter o apoio da instituição aos doentes familiares e também à Associação.
Andrea Silva elogiou o apoio dado aos doentes, um trabalho que tem que continuar até à erradicação da doença.
Foto: Direitos Reservados