No domingo, as ruas libertaram-se dos automóveis para dar lugar à procissão, em honra de São José. As celebrações começaram ao final da manhã, com uma missa solene na Igreja de S. José de Ribamar onde os crentes podiam visitar os andores, que durante a tarde percorreram a Avenida Mouzinho de Albuquerque, Praça Marquês de Pombal, Rua Manuel Silva, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua dos Cafés, Passeio Alegre, Avenida dos Banhos, Rua Serpa Pinto e Rua António Graça.
O cortejo religioso percorreu um tapete de flores na rua António Graça, em jeito de homenagem e agradecimento ao padre Nuno Rocha, da paróquia de S. José de Ribamar, que este ano celebra 25 anos de sacerdócio. Um gesto dos moradores do Bairro Norte guiados pela estrela. Este não foi o único, outros tapetes foram trabalhados por várias ruas do Bairro Norte, por onde passou a procissão.
Também o apelo lançado pela Juvenorte às mulheres foi atendido. Foram muitas as mulheres que usaram o “lenço de merino”, uma tradição que se perde no tempo e se pretende recuperar.
As festas terminaram, na terça-feira, com o beija-mão na igreja da Paróquia de S. José de Ribamar. Um dia dedicado ao agradecimento.
Fotos: JCM