
A tradição mantida pelo Grupo de Cantares das Janeiras do Bairro Norte da Póvoa de Varzim encantou todos os presentes no Palácio da Bolsa, no Porto.
Lançado o convite pelo gabinete do Primeiro-Ministro, o grupo marcou presença, no dia 7 de Janeiro, no Seminário Diplomático 2026 e fez-se acompanhar pela Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva.
No Salão Árabe do Palácio da Bolsa onde brilharam as vozes das gentes do Bairro Norte, esteve o Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro; o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel; o Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo; a Secretária Geral Adjunta da NATO, Radmila Shekerinska; o Comissário para a Defesa e Espaço, Andrius Kubilius; o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa; o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, e grande parte dos embaixadores e cônsules que representam Portugal no mundo.
Para o Presidente da Juvenorte, Sérgio Postiga, “Estes Poveiros que agora me acompanham, descendentes de uma casta humilde e honrada de bravos lobos-do-mar, representam hoje a alma poveira: genuína, alegre e coberta de imenso Poveirismo”, acrescentando que “era desta forma singela, mas verdadeiramente sentida, que nos tempos idos as gentes da Póvoa de Varzim agradeciam e levavam as Boas Festas a todos quantos lhes eram próximos. Fazemo-lo hoje com o mesmo sentido de profundo reconhecimento e gratidão”.
Os anos passam e a tradição permanece ou uma forma de dizer presente ao passado que nos dignifica.
Fotos: D. Reservados