Voz da Póvoa
 
...

As Fotos de Joaquim Garrido no Hospital da Luz Durante a Pandemia

As Fotos de Joaquim Garrido no Hospital da Luz Durante a Pandemia

Local | 1 Março 2023

 

Joaquim Garrido frequenta o último ano da licenciatura de fotografia na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), e explica que “este projecto nasceu no contexto académico, visando um trabalho prático para uma das disciplinas curriculares. Durante os anos da pandemia, num contexto absolutamente excepcional em termos de exigências, nomeadamente nos períodos em que houve confinamentos e restrições, entendi registar alguns ambientes”.

O fotógrafo revela que, “trabalhando na área da saúde desde a primeira hora me interessei em registar as mudanças, alterações vividas no meio laboral, condutas adoptadas, códigos, medidas de protecção, e sendo uma esfera essencial na vida humana que nunca encerrou os seus serviços, de que forma esteve no terreno protegendo pacientes e também as suas vidas. Foi uma oportunidade única de perpetuar em imagens, os cenários, as expressões humanas e todo o ambiente associado”.
 
Por seu lado, o amigo e curador da exposição, Pedro Martins, revelou que, “depois do registo fotográfico, fui convidado a acompanhá-lo na análise e discussão definitiva desta narrativa passada no Hospital da Luz durante a pandemia”. E acrescenta que “todo o processo foi executado de uma forma cirúrgica no registo, e realizado de forma honesta e respeitável perante os cenários humanos e reais. Este é um trabalho executado com o profissionalismo de quem teve a oportunidade de fazer o seu melhor. As 60 fotografias seleccionadas traduzem uma narrativa que termina em esperança”. 

Também a presidente da Escola Superior de Artes e Design, Olívia Silva, reconhece que “somos, hoje, invadidos por imagens e passamos por elas sem por vezes perceber a dimensão que têm. O que vemos aqui transparece uma fotografia humanista e emocional do autor. Temos nestas imagens uma relação muito estreita, muito próxima, e a fotografia faz toda a diferença quando conseguimos fazer este trabalho”. E dá os parabéns ao aluno da ESMAD, porque a “opção pelo preto e branco dramatiza um período que atravessamos juntos”,
Por sua vez, o director Clínico, Jorge Pinheiro, reconhece que “o Hospital tem desde sempre uma tradição de intervenção muito pra lá daquilo que é tratar doentes num hospital, quer seja privado ou público. Temos também uma intervenção cultural e social. Sempre estivemos abertos a intervenções de outra natureza”.

Por último, o administrador do Hospital da Luz da Póvoa de Varzim, Sérgio Viana, definiu que “a fotografia é um bocadinho como os livros, cada um de nós vai fazer a sua leitura e, vamos recordar períodos e momentos que todos nós vivemos neste contexto de pandemia, que vai fazer três anos, em que todos nós tivemos que lidar de maneira diferente, uns tiveram que ficar em casa, outros, como nós, vieram trabalhar para o Hospital e tentar perceber a incerteza com que tínhamos que lidar com a doença”. 

Algumas das fotos que estarão em exposição, que pode visitar até 31 de Março, obtiveram distinções honrosas em concursos internacionais de prestígio.

Texto: José Peixoto

Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário