Voz da Póvoa
 
...

Arquitecto Poveiro Vence Prémio Jovens Arquitectos

Arquitecto Poveiro Vence Prémio Jovens Arquitectos

Local | 31 Março 2023

 

O arquitecto Poveiro Hugo Barros Ferreira venceu na quinta feira, dia 30 de Março, na Lx Factory em Lisboa, a 2ª edição do Prémio Jovens Arquitectos (até aos 40 anos de idade), com a obra "Casa de Férias, em Gemeses, Esposende". A entrega dos galardões aos três primeiros classificados teve lugar no âmbito da Semana de Reabilitação Urbana de Lisboa.

Da decisão do júri, salienta-se: O projecto tem «uma linguagem arquitetónica muito própria, onde a leitura do exterior e o desenho dos alçados refletem a variação da espacialidade interior. Assume, simultaneamente, a natureza dos materiais num diálogo permanente entre as soluções construtivas e o seu valor estético e cultural».

O desenvolvimento desta Casa é feito a partir de uma planta quadrada de 10 m de lado, que permite «compatibilizar uma visão informal do habitar de espaços comuns livres, amplos e abertos com a contenção da intervenção na paisagem, concretizando uma construção compacta que mantém a maior parte do terreno permeável e natural». Entre as preocupações do projeto destacadas pelo júri do PJA, estão o controlo dos custos da obra, cruzamento entre os sistemas construtivos tradicionais e a pré-fabricação; sistemas passivos de ventilação, sombreamento e iluminação; e o uso qualitativo dos materiais de produção industrial.

 

Vida imobiliária e fotos da exposição patente em Lisboa

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário