Voz da Póvoa
 
...

Aqueduto de Santa Clara é Para Recuperar em Argivai

Aqueduto de Santa Clara é Para Recuperar em Argivai

Local | 16 Setembro 2021

Na reunião de Câmara do dia 14 de Setembro, o executivo decidiu abrir um concurso público para a reabilitação do Aqueduto de Santa Clara, que atravessou em tempos, várias freguesias poveiras e é património classificado como Monumento Nacional. A intenção é recuperar o aqueduto localizado na União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, um investimento que rondará os 600 mil euros. O executivo viu ser aprovada a candidatura na área do Património Cultural, no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020.
 
Para além do histórico monumento ser libertado de algumas construções vizinhas, pretende-se fazer a limpeza e recuperação dos arcos, assim como a iluminação a partir do solo. “Na envolvente à sua recuperação serão criadas áreas de lazer e descanso. A intervenção abrange uma extensão desde o início do concelho, junto ao restaurante Ramada, em Argivai, caminhando na direcção do norte nos terrenos que já foram cedidos por força do licenciamento de algumas construções, outras onde as pessoas têm também vontade de libertar”, explicou Aires Pereira.
 
O Executivo aprovou também a abertura de concurso público para a conclusão das obras de ampliação e requalificação da Escola E.B.1 da Giesteira, no valor de 1 milhão e 750 mil euros.

Durante a reunião, foi anunciado que o Tribunal Administrativo do Círculo do Porto decidiu em definitivo a questão das multas que o município tinha aplicado à Norcep. “A Câmara já cobrou dos 587 mil euros de multas que foram aplicadas, 490 mil euros, restando apenas cerca de 84 mil euros”, revelou Aires Pereira lembrando que a cobrança destas multas foi provocada pelo incumprimento da empresa na execução da obra do Centro de Atendimento Municipal.
 
Foi também decidido invocar o direito de preferência de um imóvel situado na EN 13, perto da Rua do Século. Uma casa onde viveu José Sá. “É um edifício que está classificado como imóvel de interesse patrimonial e a Câmara Municipal decidiu accionar a cláusula, uma vez que pretende preservar património arquitectonico de relevante interesse. O montante da proposta de venda era de 275 mil euros e decidimos exercer o direito de preferência. Queremos recuperar o imóvel e colocar lá um equipamento cultural num futuro próximo”, esclareceu Aires Pereira.

Ainda durante a reunião, foi aprovado um voto de pesar pelo falecimento do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que visitou a Póvoa de Varzim em 1998, participando num conjunto de eventos e inaugurações de equipamentos que tinham acabado de ser concluídos. O município endereça à família um voto de pesar pelo desaparecimento de tão importante figura da democracia portuguesa.

Terminada a penúltima reunião deste mandato, os Vereadores do Partido Socialista eleitos, Miguel Fernandes e José Milhazes, leram um comunicado dirigido ao Presidente Aires Pereira e aos restantes Vereadores sociais-democratas.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário