Voz da Póvoa
 
...

Apresentado Plano Estratégico para uma Década

Apresentado Plano Estratégico para uma Década

Local | 30 Outubro 2020

A reunião de Câmara realizada, no dia 27 de Outubro, abriu com a apresentação, pelo Presidente da Câmara, do Plano Estratégico 2020/2030. Um documento preparado e trabalhado ao longo dos últimos meses, que percorre todas as áreas de acção e assume as grandes prioridades e investimentos para a década, no concelho da Póvoa de Varzim, que rondam os 217 milhões de euros, maioritariamente fundos comunitários. O documento tem por base o fortalecimento da política de Coesão Social e Económica, a Sustentabilidade Ambiental e a Cooperação Institucional, Externa e Digital.
 
O plano ambicioso foi revelado por Aires Pereira, que diz representar para o município uma oportunidade única de esclarecer um caminho de reabilitação e fortalecimento da identidade poveira para a década 2020/2030. “Com o encurtamento dos ciclos, uma década representa agora uma geração. Para perceber o tipo de impacto que queremos ter para as próximas gerações temos, então, que definir qual o nível de transformação que pretendemos para os próximos tempos. O Governo apelou que, até ao final do ano, todos os que tivessem interessados deviam dar os seus contributos. Entendi que esta é a altura para o fazermos, reunindo opiniões de pessoas de outros partidos, porque o importante é termos um documento abrangente para o nosso rumo de vida partilhado”, revelou o autarca.

Ao desafio lançado pelo governo a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim respondeu com “um conjunto de prioridades para a próxima década, com uma média de investimento de 20 milhões de euros por ano, dentro do que é disponibilidade financeira dos fundos europeus posta ao serviço do país” esclareceu o Edil.

E lembrou que, “os apoios da Comunidade Europeia não servem apenas para fazer grandes obras públicas, como aeroportos ou linhas férreas, mas têm de chegar às pessoas para resolver problemas imediatos”.

O Plano Estratégico é um projecto moldável às contingências que poderão surgir e responde “às necessidades do concelho e prepara-o para os desafios que virão. É importante criar oportunidades para captar os investimentos disponíveis”, acrescenta Aires Pereira.

Além da importância da Coesão Social, da Saúde, Habitação, Inclusão, Educação, Cultura, Desporto, o Plano Estratégico da Póvoa de Varzim para 2020-2030, são destinados também apoios a pequenas e Médias Empresas, ao Turismo, Industrialização, Mar, Agricultura, Mobilidade, Reabilitação Urbana, Eficiência Energética, Espaços Verdes e Meio Ambiente ou Bem-estar Animal. O plano não esquece a Cooperação Institucional, Externa e Digital, O Mundo no Concelho, O Concelho no Mundo, Articulação com o Poder Central, e a Digitalização.

“A nossa causa é a Póvoa de Varzim e o que importa é termos um caminho partilhado por todos aqueles que se interessam e dão contributos para a nossa vida coletiva”, finaliza o Presidente Aires Pereira.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário