Voz da Póvoa
 
...

Apresentado mais um Capítulo da História da Póvoa de Varzim

Apresentado mais um Capítulo da História da Póvoa de Varzim

Local | 11 Abril 2025

 

A História faz-se de pessoas capazes de contá-la. Podíamos recuar à arte rupestre onde as pinturas e as gravuras nos transportam a uma longínqua existência humana, à descoberta da escrita, aos hieróglifos egípcios, aos pergaminhos, aos monges copistas, aos primeiros livros que fizeram nascer as bibliotecas, a intenção foi sempre a mesma: comunicar, registar, guardar a memória, eterniza-la o quanto possível, tudo isto sem esquecer a herança da oralidade.

Quando nos chegou às mãos, no dia 28 de Março, o n.º 56/2024 do “Póvoa de Varzim” – Boletim Cultural, pudemos imaginar o trabalho, a pesquisa, a informação contida em textos que entram pela história da cidade, do concelho por um determinado número de autores, investigadores, historiadores. Mas, nem sempre nos interrogamos sobre quem dirige, coordena, organiza, e nos faz chegar a obra feita.

Todos são importantes, sem colaboradores não existiria Boletim Cultural, como faz questão de dizer a sua directora, Maria da Conceição Nogueira, daí nunca se cansar de agradecer e incentivar à leitura, os presentes no Salão Nobre da Câmara Municipal, tal como aquele abraço a Lurdes Adriano, directora da Biblioteca Municipal, extensivo a Gustavo Vasconcelos, Fátima Ferreira e outros anónimos da equipa da Biblioteca.

Em resumo, ”este não é um número temático, mas trata de uma diversidade de temas”, e divide-se em três grupos: 25 de abril (1974-2024); História da Póvoa – Instituições, Acontecimentos, Individualidades e Vária.

A capa que é sempre um encontro de ideias e sugestões recaiu numa fotografia tirada dois dias após a “Revolução de Abril” mostrando uma multidão de entusiasmo frente à nossa Câmara Municipal, para comemorar o 25 de Abril. Na contra-capa, a oposição à liberdade de imprensa com um extrato de notícia no jornal “O Comércio da Póvoa”, com a cruz vermelha da Censura, mais conhecido por lápis Azul.

Presente na sessão, Luís Diamantino, vice-presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, comparou a directora do Boletim a um livro, “consegue atrair as pessoas que ela entende serem as melhores para contar estas histórias”. Acrescentando que, “é um exemplo de dedicação singular”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara, Aires Pereira, lembrou que embora esta seja a sua última apresentação, o Boletim Cultural não acaba aqui, “porque não depende de ninguém, depende de todos nós, de continuarmos a contribuir”. E depois de deixar um agradecimento muito especial à Dr.ª Conceição Nogueira, concluiu: “A história da Póvoa continuará a ser contada pelas próximas gerações e haverá sempre motivo para falarmos sobre a nossa cidade”. 

O Póvoa de Varzim - Boletim Cultural tem na sua génese a recolha da memória que guardamos no presente, um legado, uma contribuição para as gerações do futuro. 

Por: José Peixoto
Fotos: JCM/cm

partilhar Facebook
Banner Publicitário