Voz da Póvoa
 
...

Aprender a Manufaturar a Camisola Poveira com mais de 80 inscrições

Aprender a Manufaturar a Camisola Poveira com mais de 80 inscrições

Local | 30 Abril 2021

O Município da Póvoa de Varzim lançou dois cursos de formação para a concepção da Camisola Poveira, em articulação com as entidades formadoras, Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação Amigos do Museu. O arranque deu-se na quinta-feira com o número de inscrições já esgotadas, no entanto outras formações se seguirão, visto estarem inscritas mais de 80 pessoas, com revelou Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

“Este é um projecto que está a ser entendido por todos. As pessoas estão interessadas em participar nele e naturalmente o esforço que estamos a fazer para colocar de pé o Centro de Interpretação da Camisola Poveira, criando condições para que haja mais gente a saber fazer aquilo que era a camisola tradicional, está a resultar”, disso o Edil no final da assinatura do protocolo.

E acrescentou que, “o papel da Câmara é criar condições para que seja possível ministrar os cursos, dar os instrumentos necessários. A autarquia assumirá a despesa com as formadoras, com o fornecimento das lãs para a produção das Camisolas Poveiras no âmbito do curso e criar as condições para certificarmos, dentro daquilo que é a nossa marca, a originalidade do produto que é feito por esta gente”.

Perante a apropriação e o uso indevido de um artigo original, Aires Pereira reconhece que o acontecido “teve o mérito de nos unir e dar uma visibilidade que não o conseguiríamos de outra forma. Depois deste processo há muito mais gente interessada em preservar a nossa tradição”.
Os dois primeiros curos arrancaram com 45 pessoas e têm tipologias diferentes, uma será articulada pelo IEFP, enquanto a formação dada pelos Amigos do Museu da Póvoa é num formato de Curso de Ocupação de Tempos Livres.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário