Voz da Póvoa
 
...

Aos 129 Anos a Associação Voltou a ser Empresarial

Aos 129 Anos a Associação Voltou a ser Empresarial

Local | 22 Abril 2022

Uma cidade cresce pela mão do homem e da sua capacidade de harmonizar e de servir uma comunidade. Decorria o ano de 1893 e a Póvoa de Varzim era já uma pequena vila acolhedora, mas em crescendo comercial e empresarial, o que motivou um conjunto de personalidades empreendedoras a criarem, a 13 de Abril, a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim.

Para iniciar o caminho até aos 130 anos, a actual direcção presidida por Joaquim Araújo, conseguiu unir num jantar comemorativo em Balasar, entre associados, entidades e parceiros, cerca de 250 pessoas, com destaque para a presença do presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira e do presidente da Associação Empresarial de Portugal, Luís Miguel Ribeiro.

Ao longo da sua história, a AEPVZ viveu “momentos de glória, momentos conturbados e difíceis, muitas vezes por circunstâncias alheias à sua génese, mas os seus responsáveis sempre souberam enfrentar os desafios e ultrapassá-los, tal como muitos dos seus associados”, destacou Joaquim Araújo.

E acrescentou que para seguir em frente é preciso acima de tudo, “muita dedicação, empenho, resignação e entrega total à causa em que acreditamos e defendemos diariamente, tudo isto de forma altruísta, sem qualquer compensação a não ser o amor à causa e o reconhecimento de quem nos entende”. A confirmá-lo existem associados que se mantêm há décadas, “sempre acompanharam e se uniram a esta Associação, e isso deve-se à resiliência e capacidade de equilíbrio das pessoas e das organizações que representam. Por isso, é necessário criar condições para que os nossos associados encontrem na Associação, algo a que possam recorrer para os ajudar a resolver alguns pressupostos de carácter legal e institucional, mas também para sentirem o benefício daquilo que estamos a fazer aqui hoje, que é o convívio entre todos, associados e entidades”, concluiu Joaquim Araújo.

Após Luís Miguel Ribeiro na sua intervenção, ter feito um diagnóstico pouco animador do momento que atravessa o sector empresarial em Portugal, apontando várias críticas ao Governo, o presidente da AEPVZ ofereceu-lhe uma Camisola Poveira e fez questão de anunciar que a associação que dirige passa a ser sócia da AEP e a contar com o apoio junto das instâncias superiores e decisoras.

Por último, Aires Pereira saudou a nova direcção da Associação Empresarial, com quem mantém uma relação de cooperação institucional, reforçando “a disponibilidade total da Câmara Municipal em continuar a auxiliar os empresários poveiros a superar esta fase tão difícil da actividade comercial e empresarial”, aludindo ao facto de o gás ter aumentado 10 vezes e o preço do petróleo ter duplicado, “sem empresas, não há emprego, não há riqueza, não há crescimento”.

O Presidente da Câmara recordou aos empresários a sua política fiscal favorável, “com o IMI no valor mais baixo permitido por lei e a não cobrança de derrama”.

Ainda durante o jantar de aniversário da AEPVZ, foram distinguidas duas empresas, a Themoteo Vasconcelos com sede na Póvoa de Varzim e a Rio Alto, sediada na Estela.

partilhar Facebook
Banner Publicitário