Voz da Póvoa
 
...

António Ramalho Assumiu Último Mandato no MAPADI

António Ramalho Assumiu Último Mandato no MAPADI

Local | 15 Dezembro 2023

 

António Ramalho assumiu, no dia 6 de Dezembro, o seu último mandato à frente da Direcção do MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual. A cerimónia da tomada de posse dos órgãos dirigida pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Mata Carvalho, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

Depois de uma década à frente da instituição, António Ramalho, referiu durante a sessão que era “com muita honra e humildade que volto a assumir a presidência desta prestigiosa associação. Quero expressar a nossa profunda gratidão a todos os membros efectivos que confiaram nesta direcção eleita por unanimidade, no dia 30 de Novembro, para gerir esta instituição nos próximos 4 anos”.

O Presidente não esqueceu os seus antecessores que, “construíram as bases sólidas sobre as quais estamos aqui hoje”. E acrescentou: “Prometemos honrar e ampliar estas conquistas ao longo deste novo mandato”. Revelando que, “para mim será o último mandato não só pela merecida ‘reforma’ do voluntariado, mas igualmente por preceito legal de limitação de mandatos. Acredito piamente que uma associação é tão forte quanto a união dos seus membros. Juntos, somos capazes de realizar grandes feitos, enfrentar desafios complexos e promover um crescimento mútuo”.

António Ramalho convidou todos “a unir forças e construir um futuro mais inclusivo e equitativo para todos”, deixando uma palavra de apreço aos empresários e “à nossa Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente, por todo o apoio que nos tem dado ao longo dos nossos 47 anos de existência, salientado o privilégio de exercermos a nossa actividade associativa numa cidade com uma Rede Social de Excelência, capital mundial na modalidade do Boccia, com vários equipamentos e actividades que promovem a verdadeira inclusão social”. 

No seu discurso, Aires Pereira, manifestou a disponibilidade da Câmara Municipal em colaborar com o MAPADI para, “cumprir o sonho de muita gente e que nós temos a obrigação de honrar, prestigiar e servir aqueles que precisam desta nossa unidade”. Referindo que é para “o município, uma enorme satisfação ver o reconhecimento público pelo trabalho que aqui fazemos”. E garantiu que “vamos continuar a realizar projectos em prol dos utentes e famílias que dependem da missão desta instituição que promove a coesão social no nosso concelho”.

Para o Edil, esta é uma missão que precisa de constante renovação: “Desde o 40º aniversário do MAPADI, temos tido a felicidade que tem sido a disponibilidade da nossa sociedade civil para acolher os nossos utentes”. Um acolhimento que para Aires Pereira, “resulta da capacidade daquilo que tem sido o esforço de todos os profissionais que aqui trabalham, todas as pessoas que se dedicam aos utentes e que lhe têm dado competências – autonomia que lhes permite ter projectos de vida”. Dando como exemplo a responsabilidade social das empresas poveiras que acolhem utentes nas suas equipas profissionais, tal como a autarquia o tem feito. “Temos que continuar a criar condições de sustentabilidade para que a instituição não precise de andar de mão estendida”, concluiu o Presidente da Câmara.

partilhar Facebook
Banner Publicitário