O Posto de Turismo da Póvoa de Varzim recebeu no dia 1 de Fevereiro, a apresentação da terceira edição da Campanha ‘Anel do Romance Poveiro’. Inspirado no romance ‘O Poveiro’ de Guerra Leal, e promovido pela União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai. Até 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados, os anéis em exposição podem ser adquiridos nas onze ourivesarias que se juntaram à campanha - Isabel Joias, Barroso Joalheiros, In Silver, Ourivesaria António Augusto & Filhos, Maio Sá Ourivesaria, Ourivesaria João Paulo, Ourivesaria Miwi, Barbosa Ourivesaria, Ourivesaria Onix, Ourivesaria Tavares Araújo e Ourivesaria Milhazes.
Para Ricardo Silva, desde o primeiro dia que a iniciativa foi um sucesso “é isso que as ourivesarias da Póvoa de Varzim que têm aderido a este projecto nos têm transmitido”. Além do dia dos namorados que era o objectivo principal, o Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai refere que, “são cada vez mais as ourivesarias a aderir porque a ideia tem funcionado todo o ano, ultrapassando em muito aquilo que era o Dia dos Namorados, e passou a haver encomendas para estes anéis, inspirados no romance do século XIX, durante todo o ano”.
Manter ou inovar o anel “fica à escolha de cada um. Trata-se de uma interpretação. O que está no texto do livro é um anel de prata com dois corações do mesmo metal, mas deixamos à criatividade de cada ourivesaria. É daí que vem esta campanha, apostar na criatividade da ourivesaria da Póvoa de Varzim que sempre foi um dos mais importantes nichos do comércio local, que atraia gente de todo o Norte de Portugal e até de fora do país”.
Ricardo Silva lembra, “sempre que compra o anel também está a comprar o livro, que também está à venda no posto de Turismo e nas delegações da Junta de Freguesia”. Todos os anos a venda do livro reverte para uma instituição, este ano é para o Grupo Poveiro Dress a Girl, “são senhoras e senhores, mas essencialmente senhoras, que se juntam para fazer vestidos e peças de vestuário para crianças desfavorecidas em África”. E enaltece o facto de o grupo juntar “cada vez mais pessoas, e considero um dos grupos que melhor representa a capacidade dos poveiros de se juntar e se agregar em prol do bem comum”, conclui.
Depois do Presidente da Associação Póvoa Ontem e Hoje, Raul Leitão, falar um pouco do romance ‘O Poveiro’, a Vereadora do Turismo, Lucinda Amorim, elogiou a iniciativa: “O município só tem a agradecer quando temos entre nós um elemento como Ricardo Silva que consegue atrair e sensibilizar pessoas para um projecto que já começou, mas que continua e tem dado tão bom resultado”. Aos que abraçaram este projecto apresentando, onze anéis diferentes, desejou que “consigam vender cada vez mais e mais, e que através deste anel consigam ainda dar a conhecer as outras peças de ourivesaria que têm”.
Texto e Fotografia: JP