Voz da Póvoa
 
...

Aires Pereira é Sócio Honorário da Associação Empresarial

Aires Pereira é Sócio Honorário da Associação Empresarial

Local | 15 Abril 2023

 

A noite foi de festa e de confraternização. A longevidade da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim AEPVZ, que na quinta-feira, 13 de Abril, completou 130 anos de história, ficou assinalada pela atribuição do título de sócio honorário a Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Mas, a efeméride será também recordada pela vida fora de Maria do Alívio, funcionária que desempenha funções há mais de 30 anos na AEPVZ, e que foi reconhecida publicamente pela Direcção, tendo recebido com emoção uma longa ovação de pé, das cerca de duas centenas de pessoas presentes, na sua maioria empresários.
 
Na abertura do Jantar de Gala da Associação Empresarial, que decorreu num espaço de eventos em Balasar, Joaquim Araújo, presidente da AEPVZ, agradeceu a todos os presentes, a confiança depositada no trabalho da Associação, destacando as iniciativas que visam dar um maior dinamismo ao comércio local, promovendo e incentivando os empresários a unirem-se num só objectivo “no desenvolvimento do concelho poveiro” criando emprego e riqueza.

A instituição que lidera mereceu uma curta viagem pela memória, realçando a coragem de uns, a firmeza e persistência de outros que em épocas distintas foram capazes de ultrapassar dificuldades e dar continuidade a um projecto que tem tudo para ajudar os empresários a construir um futuro melhor.
 
Servido o jantar, foi a vez de Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal, fazer a sua intervenção que passou por elogios ao trabalho da AEPVZ, mas também por alguns reparos ao Governo que demora a entender as necessidades e os apoios para que as empresas possam desenvolver a sua actividade produtiva e aumentar as suas exportações “de forma a superiorizar as importações, porque só assim o país pode entrar num desenvolvimento contínuo e duradoiro”. E insistiu que é necessário “aumentar a produção de forma a fazer crescer os salários”.

Luís Ribeiro lembrou que os números do desemprego são baixos, mas os jovens continuam a ter dificuldade em entrar no mercado de trabalho. No entanto, há empresas com dificuldade em recrutar mão-de-obra em determinadas profissões. A formação profissional vocacionada para o emprego é cada vez mais necessária.

Os aplausos fizeram-se ouvir com mais intensidade e entusiasmo, quando a direcção da Associação Empresarial da Póvoa e Varzim chamou e distinguiu os representantes de 14 empresas poveiras por receberem o título de PME Excelência, entre 44 empresas do concelho reconhecidas com o galardão. A seu tempo as empresas ausentes serão chamadas a receber a distinção.

À atribuição do título de Sócio Honorário, Aires Pereira respondeu com a oferta de uma réplica da Lancha Poveira à Associação. O Presidente da Câmara voltou a elogiar a postura e o trabalho dos actuais dirigentes, “por terem desde o início encetado um diálogo que permite um trabalho conjunto e produtivo”. O Edil lembrou que a política fiscal do Município “vai continuar a isentar a derrama e a manter o IMI no valor mais baixo permitido por lei”.

Quanto à intenção da Associação Empresarial criar o Centro de Actividade na Zona Industrial de Laúndos, que permita prestar serviços às indústrias, Aires Pereira reafirmou a vontade do Município em apoiar financeiramente o projecto. Também não foi esquecida pelo autarca a necessidade de viabilizar o nó da A7 em Balasar, que irá permitir a instalação de um verdadeiro parque industrial naquela freguesia.

partilhar Facebook
Banner Publicitário