Voz da Póvoa
 
...

Aires Pereira Condecorado pelo Exército com a Medalha D. Afonso Henriques

Aires Pereira Condecorado pelo Exército com a Medalha D. Afonso Henriques

Local | 9 Julho 2022

 

Medalha D. Afonso Henriques 1ª Classe foi a distinção atribuída pelo Chefe do Estado-Maior do Exército ao Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Na manhã de terça-feira, dia 5 de Julho, no âmbito das Comemorações dos 153 anos do Serviço de Administração Militar e do Dia Festivo da Escola dos Serviços, que decorreu no Largo do Passeio Alegre, Aires Pereira recebeu a condecoração das mãos do General José Nunes da Fonseca.

O Exército justificou a distinção ao autarca poveiro “pela forma digna consciente e dedicada em atividades de cariz militar, social e cultural, de reconhecida importância para o desenvolvimento, quer do Exército, quer da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, revelando a importância do Exército no contexto da Defesa Nacional e do País”.

Aires Pereira mostrou-se grato pela honraria dizendo que está “mais habituado a 
homenagear do que a ser homenageado. Hoje é um dia muito feliz e que nunca esquecerei. Esta medalha ainda me trará mais responsabilidade”. Alargando a condecoração “a todos os poveiros que, ao longo destes anos, têm mantido sempre uma relação colectiva de respeito e consideração com os militares da nossa Escola dos Serviços”. O Presidente da Câmara lembrou ainda que “como autarca há 38 anos, confirmo que temos conseguido fazer um caminho conjunto com a instituição militar que muito nos honra”.
 
Passar frente à porta de armas do antigo quartel, era imaginar todos os segredos que a instituição que se instalou na Póvoa de Varzim há mais de 100 anos, guardava.

Por sua vez, o General José Nunes da Fonseca agradeceu ao Presidente da Câmara a “atenção que nos dedica, a qual é reflexo da forte ligação ao exército dos munícipes que representa, particularmente em torno da Escola dos Serviços”. Para o Chefe do Estado-Maior do Exército, o autarca Aires Pereira tem sabido promover uma relação “catalisadora de eficiência e credibilidade para a missão do exército, que é precisamente a razão deste singelo acto de homenagem”.

O General disse ainda confiar na Escola dos Serviços por todo o trabalho realizado no campo da logística militar, quer a nível nacional, quer em missões no estrangeiro, destacando ainda as suas acções de Formação, mas também a sua integração na sociedade poveira.

O momento contou com uma parada militar, onde se ouviu o hino nacional, acompanhado pelas vozes do muito público que assistiu à cerimónia. Para além da condecoração de Aires Pereira, foram distinguidos vários militares pela dedicação e empenho no cumprimento das missões do exército.
 
Cumpridas as cerimónias, foi tempo do Arqueólogo, José Flores, apresentar na biblioteca de praia Diana Bar, o livro “150 Anos da Administração Militar no Exército” da autoria de José Manuel Alves dos Santos. Para além de outras histórias, vai encontrar descritos com uma aturada pesquisa histórica, os primeiros anos da instituição militar do exército na Póvoa de Varzim.

partilhar Facebook
Banner Publicitário