A importância do sector agrícola da região Norte ficou demonstrada, entre os dias 4 e 7 de Setembro, com a realização no Espaço AGROS da 11ª edição da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte. O evento voltou a afirmar-se como um dos principais palcos de promoção e valorização do sector.
A abertura oficial do certame contou com a presença do Presidente do Grupo Agros, Idalino Leão; o Presidente da CCDR-Norte, António Cunha; O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, entre outras personalidades.
Destaque para a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a AGROS e o Grupo Painhas que visa transformar os efluentes agropecuários em fertilizantes orgânicos e em biogás, contribuindo para que o sector alcance as metas nacionais de descarbonização e energias renováveis.
Durante a sessão inaugural, Idalino Leão destacou “a importância da feira como espaço de promoção agropecuária”, alertando para a imagem que os manuais escolares passam dos agricultores e da agricultura “não ser verdadeira” sendo eles “os jardineiros da paisagem e produtores de bens seguros e saudáveis para todos”. Lamentou também “a pouca adesão de jovens ao ensino superior na área” e defendeu o sector agroalimentar como um “desígnio nacional”.
A sessão foi encerrada por António Cunha, que elogiou a frontalidade do Presidente do Grupo Agros e reconheceu “a pertinência das preocupações transmitidas”. O Presidente da CCDR-Norte abordou ainda o tema dos incêndios, sublinhando “a importância do trabalho de remodelação estrutural que é necessário desenvolver neste domínio”, reforçando a relevância da “AgroSemana como motor de valorização do território e do sector agropecuário”.
No primeiro dia da Feira Agrícola do Norte foram efectuadas visitas dos profissionais do sector aos Campos de Ensaio, seminários e sessões técnicas com destaque para a apresentação conjunta da Segalab/Vetlima, centrada no maneio adequado do vitelo após o nascimento e durante a recria.
O segundo dia da AgroSemana reafirmou a importância do evento enquanto plataforma de partilha de conhecimento, valorização da agricultura e seus derivados, e celebração da comunidade rural com o meio urbano.
O terceiro dia do evento contou com a presença de membros do governo. O primeiro a entrar em acção foi o Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, que percorreu a Feira e destacou a importância da AgroSemana como espaço de encontro entre produtores, consumidores e decisores políticos.
Na entrega dos Prémios Agrolympics, competição que reuniu equipas de Escolas Profissionais da Agropecuária, marcaram presença o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre e o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.
A edição de 2025 da AgroSemana proporcionou uma experiência completa para todos os visitantes, ao criar uma ligação única entre o mundo rural e urbano, com destaque para o trabalho das Cooperativas e dos Produtores que no seu conjunto celebraram a excelência dos produtos e tradições agrícolas da região.
Além de vivenciarem uma ampla variedade de produtos nacionais e conhecerem de perto as melhores práticas do sector, os milhares de visitantes tiveram, ainda, a oportunidade de assistir a concertos no Espaço AGROS, de grandes nomes da música portuguesa como: Bárbara Tinoco, Nininho Vaz Maia e Mariza.
Fotos: AgroSemana