Voz da Póvoa
 
...

A Semana é Santa na Póvoa de Varzim

A Semana é Santa na Póvoa de Varzim

Local | 9 Abril 2022

A Semana voltou a Santa na Póvoa de Varzim, depois de dois anos sem a possibilidade de visitas aos lares poveiros. As celebrações religiosas e culturais da Semana Santa têm início no dia 9 de Abril com um Concerto de Páscoa organizado pela Escola de Música.

Segue-se o Domingo de Ramos, no dia 10 de Abril, com a Bênção de Ramos na Capela da Fortaleza Nossa Senhora da Conceição (9h30), na Igreja da Misericórdia (10h), e na Igreja de São Tiago (11h15). Nesse dia irá decorrer, ainda, a Procissão de Ramos, a partir da Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

No dia seguinte, 11 de Abril, às 21h30, o Coro da Sé Catedral do Porto vai actuar na Igreja de S. José de Ribamar.

O Grupo Esperança Jovem da Lapa irá encenar a “Via Sacra de Rua”, no dia 12 de Abril, às 21h30, com início na Praça do Almada e término junto à Fortaleza. Ainda nesse mesmo dia, na Igreja Paroquial de Santa Maria de Terroso, o Quarteto Verazin e Coral “Ensaio” da Escola de Música da Póvoa de Varzim vão interpretar o concerto “A Luz da Redenção”. Ambos os grupos vão repetir esta atuação no dia seguinte, 13 de Abril, às 21h30, na Igreja Matriz.

A Ceia do Senhor e Cerimónia do Lava-Pés decorre no dia 14 de Abril, às 16h00, na Igreja da Lapa, às 17h00, na Matriz, e às 18h00, em S. José. À noite, as igrejas e capelas vão estar abertas para a tradicional visita para contemplar as decorações.

O 15 de Abril é para celebrar a Paixão do Senhor com a Liturgia da Palavra e Adoração da Santa Cruz, às 15h00, na Matriz e na Lapa, e às 17h00, em S. José. Às 21h30 desse mesmo dia, terá lugar o Sermão do Enterro na Matriz, partindo de lá a Procissão do Enterro do Senhor, com a participação do Coral Ensaio, Grupo Coral da Lapa, Capela Marta, Grupo Coral de Santa Maria da Estela, Grupo Paroquial de S. José, Coro Misto das paróquias de Rates e Arcos.

No dia seguinte, 16 de Abril, realiza-se a Vigília Pascal – Missa da Ressurreição na Igreja da Lapa (20h), na Igreja Matriz (21h30) e na Igreja de S. José de Ribamar (22h30).

Por fim, no dia 17 de Abril, a Matriz vai acolher a Eucaristia Solene, às 9h30, e pouco depois, às 10h45, começa a Procissão da Ressurreição. Ainda no Domingo de Páscoa, vai arrancar da Praça do Almada, pelas 19h00, o Cortejo Festivo dos Compassos Pascais, até à Igreja Matriz onde, meia hora depois, haverá uma segunda Eucaristia Solene.

partilhar Facebook
1325/SS_Pascoa.jpg
1343/IMG_9877.JPG
Banner Publicitário