Voz da Póvoa
 
...

A Saúde Mental e a Doença

A Saúde Mental e a Doença

Local | 20 Novembro 2022

 

Literacia em Saúde Mental “Bicho de 7 Cabeças” é um projecto que se tornou possível graças à parceria entre o Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A apresentação desta campanha teve lugar no dia 9 de Novembro, no Cine-Teatro Garrett, e contou com a presença da Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, das psicólogas Natália Costa e Rute Agulhas, da médica Alexandra Alves, e ainda, do médico psiquiatra António Roma Torres.

A saúde mental não é um “Bicho de 7 Cabeças”, como sublinhou Andrea Silva: “Este projecto pretende junto das escolas e dos mais novos, ajuda-los a compreender melhor do que é que nós falamos”. Referiu também que as questões associadas à saúde da mente são tão importantes como as questões associadas à saúde do corpo, “o importante é saber reconhecer as doenças mentais, preveni-las dentro do possível e ajudar quem delas padece. A pandemia e o isolamento por ela provocado, trouxe consequências que, agora, são necessárias tratar”.

Este projecto inter-geracional tem para a Vereadora da Coesão Social “uma importância muito grande e espero podermos acrescentar uma mais-valia naquilo que é a nossa literacia em saúde mental e naquilo que é a nossa preocupação com a nossa comunidade”. E acrescenta: “Continuem a estar atentos ao vizinho do lado, atentos ao outro, hoje são eles a precisar e amanhã podemos ser nós. Espero que possamos ter a partir de agora cidadãos mais conscientes daquilo que pode ser um pormenor a fazer a diferença na vida dos outros. Todos fazemos parte daquilo que é a nossa comunidade, cabe-nos não perder esta rede social que pode fazer a diferença na vida dos outros”.
 
Por seu lado o médico psiquiatra, António Roma Torres, durante meia hora fez uma viagem por alguns importantes filmes que usam ou tratam a mente e os seus problemas de uma forma cinematográfica mas sem fugir a uma realidade que só é ficção para quem não é capaz de reflectir, pensar e imaginar.

Seguiu-se uma mesa explicativa, de debate que contou com a participação das psicólogas Natália Costa e Rute Agulhas, e da médica Alexandra Alves, onde algumas dúvidas se foram extinguindo.

Segundo a Câmara Municipal “O projecto está a ser desenvolvido em 18 instituições da Póvoa de Varzim, tendo já sido contactadas um total de 351 pessoas de todo o concelho, das quais 202 pessoas idosas, 30 adultos que frequentam as instituições enquanto utentes, 59 profissionais e 60 alunos”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário