Voz da Póvoa
 
...

A Procissão das Dores que a Senhora Cura

A Procissão das Dores que a Senhora Cura

Local | 30 Setembro 2022

 

Maria das Dores na pia do baptismo e pela vida fora, foram muitas as filhas, como se as mulheres adivinhassem um futuro dorido. É a vida que nos leva e nos traz a felicidade, a devoção. Se outra razão não houvesse, a procissão das Dores que a Senhora cura, continua a arrastar milhares de fiéis, como se viu no dia 18 de Setembro.

Nenhuma outra procissão leva atrás de si tanta gente de vela de corpo inteiro, de pés descalços e tantas outras partes do corpo em cera para que a Senhora adorada fique com as dores em troca da cura. À frente do cortejo religioso presidido por Avelino Castro, pároco da Matriz, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde marcou o passo aos figurantes enquanto a Banda Musical da Póvoa de Varzim afinou no ouvido as marchas. O dia de oração terminou com a bênção do Santo Lenho.

Na terça-feira, dia 20 de Setembro, realizou-se o Beija-Mão da Senhora pelos fiéis, uma cerimónia que se alongou por cerca de sete horas.

Todos sabemos, os tempos estão a mudar, mas é preciso fazer algo mais pela tradicional Feira da Loiça, apenas umA tenda exibia o barro que as mesas precisam, ainda mais agora que o plástico se vai embora.

partilhar Facebook
Banner Publicitário