Voz da Póvoa
 
...

A Póvoa Agradece aos Homenageados a Honra de os Ter

A Póvoa Agradece aos Homenageados a Honra de os Ter

Local | 15 Junho 2021

Filhos ou não, pela terra fizeram. Na celebração dos 48 anos de elevação a cidade, a Póvoa de Varzim vai homenagear duas associações, o Coro Capela Marta e o Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates, mas também duas personalidades, o General, Armando Soares Ferreira e o Jornalista, Luís dos Santos Leal.

No ano passado, o Presidente, Aires Pereira explicou que “o Dia da Cidade só pode ser celebrado em sessão aberta, reunindo cidadãos e as diversas organizações da nossa sociedade civil, numa celebração anual de força da nossa união comunitária e afirmação de cidadania entre as autoridades locais, as individualidades convidadas, os muitos cidadãos interessados e os familiares e amigos, pessoas singulares ou colectivas que homenageamos e certificam, com a sua presença e o seu aplauso, a justeza das distinções que o Município propõe, a cada ano, num acto de pedagogia cívica”.

Os condicionalismos provocados pela pandemia e a necessidade de cumprir as orientações de saúde pública, adiaram as homenagens e a entrega das honrarias para o Dia da Cidade, deste ano, que se comemora a 16 de Junho.

Assim, será atribuída a Medalha de Reconhecimento Poveiro - Grau Ouro, ao Rancho Folclórico de São Pedro de Rates, fundado a 18 de Julho de 1970, que no ano passado comemorou 50 anos de actividade permanente em defesa e divulgação do folclore e da etnografia da vila que lhe deu o nome. Era habitual pelos campos, pelas casas, pelas eiras das malhadas, ouvir cantar uma espécie de cura alegre “Quem canta seus males espanta”. Para felicidade dos vindouros, há sempre alguém que antecipa o futuro, com o sentido de a viagem natural da modernidade não deixar para trás a memória e tradição de um povo.

Igual Medalha de Reconhecimento Poveiro - Grau Ouro, será entregue ao Coro Capela Marta. O dia do Pai, 19 de Março de 1951, celebrou o seu nascimento. O coro foi fundado por António José Gomes Júnior “Marta”. As vozes são todas masculinas. O vasto repertório é sacro e profano e nunca esquece a obra do seu fundador. Apresenta-se “a cappella” ou acompanhado por músicos que se fundem no instrumento. O coro Capela Marta continua a pugnar pela divulgação e preservação da música coral e da cultura portuguesa, particularmente da cultura poveira. A 9 de Maio de 1986, por escritura pública, foi criada e legalizada a Associação Cultural Capela Marta.

A Medalha de Mérito Individual - Estatuto de Cidadão Poveiro, será atribuída ao General Armando José Rei Soares Ferreira, que dedicou cerca de 20 anos de serviço à Póvoa de Varzim, 6 dos quais ao comando da Escola de Serviços, sediada em Beiriz. Nasceu em 1964, em Lampaça, freguesia de Bouçoães, Valpaços. Entrou para a Academia Militar a 13 de Setembro de 1983, tendo-se licenciado em Ciências Socio-Militares, especialidade de Administração Militar.

Há cerca de dois meses, por proposta do presidente Aires Pereira, foi aprovada em Reunião de Câmara, a atribuição da Medalha de Reconhecimento Poveiro a Luís dos Santos Leal, que nasceu em 1934, na Póvoa de Varzim. Começou a escrever para o Comércio da Póvoa aos 14 anos e nascia ali o jornalista autodidacta. Depois, colaborou com o Norte Desportivo, Comércio do Porto, Jornal de Notícias, Diário Popular, A Capital, Revista Equipa, Agencia ANOP (actual Lusa), A Bola e ainda colabora com o jornal Record. Fundou também o jornal do Varzim. Esteve também muito ligado ao associativismo e foi o pai do Plano de Promoção de atletismo, nos idos anos 80. O jornalista autodidacta tem um percurso amplamente reconhecido pela comunidade.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
867/002-Luís-doa-Santos-Leal-DSC_4992_.jpg
867/001-Rancho-Folclórico-de-S.-Pedro-de-Rates.jpg
867/004-Capela-Marta.jpg
867/003-General-Armando-Ferreira-IMG_3951.jpg
Banner Publicitário