Voz da Póvoa
 
...

A Paz Precisa de Encontro

A Paz Precisa de Encontro

Local | 3 Dezembro 2022

 

O Encontro deveria ser uma partilha de conhecimento e a Paz uma palavra grávida de luz. Nascemos para o amor e ser feliz é a procura que mais nos humaniza. Perguntar de onde vimos e para onde vamos, é em consciência conquistar ao tempo um espaço de reflexão cada vez mais necessário. 

“Não era meu propósito escrever sobre a guerra, mas sobre a Paz. Sinto necessidade de o fazer porque atravessamos um momento de grande desequilíbrio mundial, talvez o mais complexo e perigoso para a humanidade. A nossa existência pode estar em risco”. Escreveu Mário Ferraz, coordenador do Encontro pela Paz apresentado no dia 24 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O evento regressa para a sua 22ª edição, depois de uma paragem de dois anos devido à pandemia. Agora, "Vamos dizer sim à paz" entre os dias 7 de Dezembro e 7 de Janeiro de 2023, com um programa que repete iniciativas pela vontade de dizer Paz até que seja um eterno eco do coração.

A apresentação do programa contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e Vereador da Cultura, Luís Diamantino e por Mário Ferraz, o mentor do projecto desde 1999/2000.

“O cenário de guerra que actualmente vivemos mostra-nos a necessidade que temos de repor os valores, como respeitar o outro. As crianças têm um papel importante na replicação de comportamentos, daí a grande aposta passar pela educação, pela paz em contexto escolar”, lembrou Luís Diamantino.

O “Encontro Pela Paz” escolheu o dia 7 de Dezembro, para inaugurar na biblioteca Diana Bar, pelas 10h00, a exposição “A Educação é a base da civilização”, composta por centenas de desenhos de alunos das escolas do concelho. O momento vai ser animado pela Dupla Maravilha – Francisco Cruz e Mara São Roque, e as harmonias pela Orquestra de Cordas da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

No dia 10 de Dezembro, a ‘Chama da Paz’ uma iniciativa que vem de longe, irá nas mãos de atletas percorrer todas as freguesias da Póvoa, ficando depois no Pavilhão Municipal, onde, no dia seguinte, às 15h00, se realiza a Cerimónia Encontro pela Paz.

Mário Ferraz convida a população a “trazer uma flor branca para colocar na Taça da Paz”. Haverá também a habitual largada de centenas de pombos que simbolizam a liberdade. Segue-se o concerto de Ivo Lucas e a actuação dos bailarinos da Dance Box. No final, realiza-se a Marcha pela Paz até à Praça do Almada, junto ao coreto, onde alunos de canto e piano da Escola de Música oferecem a beleza dos sons. Depois, convidam-se todos a silenciar um minuto e depositar uma flor branca na Taça da Paz, que estará no Coreto. Se o tempo for de chuva, as iniciativas previstas realizam-se na totalidade no Pavilhão Municipal.

O Dia Mundial da Paz que se assinala no primeiro dia do ano, será mais uma vez lembrado no Cais da Paz, junto ao edifício do INS / Salva Vidas, às 16h00. O encerramento do Encontro pela Paz acontece no dia 7 de Janeiro, pelas 21h30, com a entrega de lembranças a todos aqueles que se envolveram e fizeram acontecer.

Na biblioteca Diana Bar, até ao último dia, pode deixar na Árvore da Paz o seu desejo em forma de mensagem.

partilhar Facebook
Banner Publicitário