Voz da Póvoa
 
...

A Padroeira da Colmeia Piscatória Saiu à Rua

A Padroeira da Colmeia Piscatória Saiu à Rua

Local | 19 Agosto 2022

 

Agosto por gosto não cansa. Desta vez, a Nossa Senhora d’Assunção arrastou mais gente para a rua que o sol para as praias da Póvoa de Varzim. O momento de devoção contou com dez andores e mais de 250 figurantes, que seguiram em procissão pela Rua 31 de Janeiro, Largo Elísio da Nova, Rua João Dias, Rua da Junqueira, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos, tendo recolhido à Igreja da Lapa. A Banda Musical da Póvoa de Varzim e a Fanfarra dos Escuteiros de Ronfe deram ritmo ao cortejo religioso. O executivo camarário liderado pelo Presidente, Aires Pereira, também marcou presença na cerimónia religiosa.

Como é tradição, à passagem pela marginal poveira, as imagens representativas dos venerados santos posicionaram-se com os olhos no mar tendo sido lançados milhares de foguetes em saudação à virgem padroeira dos pescadores. Neste mesmo dia, 15 de Agosto, assinalaram-se os 250 anos da Igreja de Nossa Senhora da Lapa. As comemorações iniciadas em Fevereiro de 2019 prolongam-se até final do ano.

O Dia da Nossa Senhora d’Assunção iniciou com uma eucaristia a meio da manhã, ao ar livre, no Largo ao lado da Igreja, presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Emérito de Braga. 
 
Na noite de 14 de Agosto, no Largo António Nobre, a animação coube ao Rancho Poveiro, Estrela do Norte e Tricanas da Lapa. O encerramento das festas “Para acabar a confusão / E pra te fazer feliz / Decidi dar-te um beijinho, na ponta do teu nariz” encantou Zé Amaro. Depois o céu acendeu em fogo-de-artifício.

partilhar Facebook
Banner Publicitário