Voz da Póvoa
 
...

A Ourivesaria Celebra 100 Anos, uma Herança Tavares

A Ourivesaria Celebra 100 Anos, uma Herança Tavares

Local | 1 Abril 2022

E porque não deixar os herdeiros falar?

A Tavares faz 100 anos e, por isso, esta é uma altura de celebrar. Celebramos não só esta data redonda, mas também a história e herança da Ourivesaria Tavares. Uma história que se faz de família, de proximidade e de pessoas.

Para assinalar esta data tão importante para uma empresa que nunca saiu das mãos da família, a Tavares inaugurou uma nova fachada de loja. A montra do Nº54 da Rua da Junqueira é agora engalanada por uma homenagem ao ouro popular português, que é uma parte fundamental da história da Tavares.

Em 1922, Virgílio Aristides Tavares abriu pela primeira vez as portas da Tavares, na Póvoa de Varzim. Foi nesta ourivesaria que entraram muitas mulheres, que com os maridos no mar, encontraram no ouro um garante de sustento em tempos incertos.

Hoje os tempos são outros, mas o ouro continua a fazer parte da história da Tavares, seja nas suas coleções de alta joalharia, onde se junta a pedras preciosas, seja em coleções mais minimalistas pensadas para um público jovem. Estes 100 anos de história são ainda acompanhados por uma nova fase na vida da Tavares, uma fase onde o digital ganha uma nova importância, com uma imagem e um site totalmente novos.

Para assinalar este marco importante foi realizado um vídeo, que tendo como protagonistas Carlos e Ana Tavares, nos faz viajar até à essência desta marca. A par deste surge uma campanha fotográfica, que espelha o espírito desta empresa centenária. As imagens foram retratadas de forma genuína e informal.

Foi em volta da mesa, depois de um almoço repleto de risos e conversa, como são os almoços das famílias portuguesas, que Nuno Vieira retratou esta campanha.

Pela raridade fica o registo:

Desde o início em 1922 que a Tavares é uma empresa familiar, nunca tendo conhecido sócios que não tivessem laços de sangue. Hoje a tradição mantém-se com a nova geração da família a assumir os comandos desta ourivesaria centenária.

ANA TAVARES

Neta de Virgílio Aristides Tavares, decidiu aos 20 anos que a sua vida se iria fazer de contar as histórias de outras pessoas através das joias. O amor de Ana pela joalharia começou quando era criança, e brincava na oficina, enquanto os ourives realizavam as mais belas obras de joalharia. Hoje é ela que pensa muitas das joias feitas por encomenda, tratando dos pedidos especiais, com o amor de quem sabe que as joias são criadas para imortalizar memórias.

CARLOS TAVARES

Neto de Virgílio Aristides Tavares, é um apaixonado pela história da Ourivesaria, tendo um fascínio especial pelo ouro popular, um gosto herdado das gerações anteriores. O seu conhecimento sobre o ouro e sobre as pedras preciosas, especialmente os diamantes, foi aprofundado ao longo dos anos através de vários estudos e muita investigação. Carlos entrou na Tavares quando ainda ficava escondido atrás do balcão da loja, punha-se em bicos dos pés para ver os clientes e, mais tarde, para conversar com eles.

Hoje é essa relação de proximidade com os clientes e o seu conhecimento sobre a joalharia que o tornam num dos pilares da Tavares.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário