Voz da Póvoa
 
...

A Matriarcal Pescadeira Representada na Figura de Susana

A Matriarcal Pescadeira Representada na Figura de Susana

Local | 24 Junho 2024

 

Havia o monumento às peixeiras, aos pescadores, e no dia 15 de Junho foi inaugurado um monumento às pescadeiras, junto à igreja da Lapa, personalizado na pessoa de Susana da Costa, antiga peixeira do Bairro Sul.
 
“É uma instalação dedicada às mulheres poveiras, o matriarcado ligado à pesca, ou seja, a força de quem orientava o lar e de quem geria a casa e educava os filhos. O arco invertido representa um barco virado ao contrário e que recorda aqueles que perderam a vida e que trabalham no mar. O peixe representa a comunidade piscatória e a alma do povo da Póvoa de Varzim. Um monumento simples que pretende homenagear toda a comunidade”, foram estas as palavras do Presidente da Câmara para um mar de gente.

Num pequeno palco montado ao lado da escultura da autoria de José António Nobre, um grupo de amadores actores do Leões da Lapa encenou a ‘Mulher do Mar, Mulher Poveira’, para que os presentes percebessem o tempo de Susana, a sua história e a sua matriarcal presença na família e na comunidade poveira.

Aires Pereira com mais esta escultura pretendeu homenagear figuras ainda ‘vivas’ na memória poveira, depois do padre e professor João Marques, foi a vez de Susana da Costa e não tardará a erguer nova escultura, desta vez a José de Azevedo. Quando a cerimónia se aproximava do fim, o Edil penitenciou-se pelo sucedido no desfile das rusgas na avenida dos banhos nas festas de S. Pedro do ano transato, “nem tudo correu bem. Se foi por culpa minha, peço desculpa para que possamos de uma vez por todas encerrar este capítulo e partir para as festas com o coração completamente dedicado em nome da Póvoa de Varzim, porque só sabemos fazer o melhor”. Depois convidou todos a olhar o mar de onde subiu em cor um surpreendente fogo-de-artifício.

A Sociedade matriarcal sempre coexistiu na colmeia piscatória poveira onde o papel de liderança e poder é exercido pela mulher, especialmente pelas mães. As sociedades matriarcais vêm de longe e não são originárias desta comunidade ou deste país. A base social e educacional cabo-verdiana esteve sempre assente na herança Matriarcal que combina com o papel desempenhado pelas mulheres.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário