Voz da Póvoa
 
...

A Inclusão do “In-Póvoa Praia para Todos”

A Inclusão do “In-Póvoa Praia para Todos”

Local | 15 Setembro 2023

 

O projecto “In-Póvoa Praia para Todos” que ajuda pessoas a ir a banhos, arrancou em 2016, promovido pelo Instituto Maria Paz Varzim (IMPV) em parceria com o Município da Póvoa de Varzim, e nunca mais parou de crescer, em voluntariado e em número de praias onde actua.
 
No dia 13 de Setembro, a sessão de encerramento que serviu, fundamentalmente, para reconhecer o trabalho dos voluntários, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, da Capitã do Porto Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Comandante Mónica Martins e do Presidente do IMPV, Sérgio Furtado.

Na época balnear, entre os meses de Julho e Agosto, foram montados quatro pontos de praia acessíveis: Praia Redonda-Leixão e Praia Verde, a Norte e Sul da Póvoa; Praia de Paimó em Aguçadoura, e Praia da Fragosa em Aver-o-Mar.

Estas acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, tiveram o apoio de 57 voluntários, num total de 1707 horas, que levaram 143 pessoas a banhos, 448 vezes. Dados revelados durante o evento. Facto aproveitado pelo Presidente da Câmara para lamentar a falta de atenção dos órgãos de comunicação social nacionais que “pouca relevância tem dado a este projecto completamente distinto”. E acrescentou que, “na Póvoa de Varzim, os jovens estão disponíveis e devia ser enaltecido o seu esforço e dedicação”.

A Póvoa de Varzim tem já um trabalho longo de inclusão, tendo instituições com provas dadas no terreno e “este é daqueles projectos que nos enche a todos de muito orgulho e faz, notoriamente, a diferença”. Concluiu Aires Pereira. 

Durante o mês de Agosto, uma equipa técnica do Instituto Nacional de Reabilitação, efectuou uma visita e pôde testemunhar no local, as boas práticas do projecto “In-Póvoa Praia para Todos”.

Sérgio Furtado destacou o facto de, a cada ano, o projecto crescer e oferecer os serviços “a um maior número de utentes, estando presentes em mais locais”, hoje, bem conhecidos pelas pessoas que procuram as praias poveiras.

Igualmente, Mónica Martins, destacou a importância do In-Póvoa, mas também os nadadores-salvadores da Associação Os Golfinhos.

Também presente, a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, participou na entrega de diplomas de agradecimento e de lembranças aos voluntários.

Por sua vez, a Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, entregou lembranças a 15 monitores e 4 nadadores-salvadores, que integraram o projecto, em resultado da Candidatura do PRR Comunidades Desfavorecidas Operação “Mar de Todos” – Ação: Praia Acessível.

Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário