Voz da Póvoa
 
...

A Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude

A Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude

Local | 24 Janeiro 2023

 

O ano vigente será um marco único e histórico, na vida da Igreja e da sociedade portuguesa, no que concerne à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a decorrer em Lisboa, entre os dias 1 e 6 de agosto.

O arciprestado Vila do Conde/Póvoa de Varzim vem em comunicado informar que “a Jornada Mundial da Juventude, por iniciativa de S. João Paulo II, conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina, com 3,80m de altura, e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Os municípios, que formam o arciprestado Vila do Conde/Póvoa de Varzim, “receberão estes mesmos símbolos, os quais já foram percorrendo várias das nossas dioceses. É apanágio que estes perpassem todo o país que organiza a JMJ, antes do evento propriamente dito, como signo que evoca e convoca”.

O evento ocorrerá no dia 31 de Janeiro e despoletará uma série de acontecimentos de cariz religioso e civil que, quanto a nós, merecerão o mais profícuo registo jornalístico, ficando, assim, pela mão da imprensa, registados para a posteridade.

A programação elenca os diversos horários em que os Símbolos oficiais da JMJ estarão em cada freguesia dos nossos municípios. Para além, deste cortejo verdadeiramente feliz, enumeramos, ainda, as grandes celebrações nas quais autoridades camarárias, eclesiais, instituições, associações e todas as comunidades estão convidadas a participar:

31 - janeiro: 

•         19h00, acolhimento dos símbolos, na freguesia de Estela, junto à
Igreja Paroquial;

•         21h00, concentração na Praça do Almada (Póvoa de Varzim),
realizando-se, de seguida, uma pro­cissão festiva até à igreja matriz.

01- fevereiro: 

•         20h30, procissão da rotunda do McDonald’s (Vila do Conde) até à
Igreja de Nosso Senhor dos Na­vegantes, seguida de uma vigília orante.

02 - fevereiro: 

•         09h00, acolhimento dos símbolos na Praça Vasco da Gama (Vila do
Conde);

•         20h00, Eucaristia, na Igreja de Balasar, com envio dos símbolos
para o arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

partilhar Facebook
1921/Passagem_dos_simbolos.jpg
1921/Passagem_dos_simbolos_-_horarios.jpg
Banner Publicitário