Voz da Póvoa
 
...

A Creche Sonhada pela Argevadi foi Inaugurada

A Creche Sonhada pela Argevadi foi Inaugurada

Local | 13 Setembro 2025

 

Há razões, muitas, para que a creche da Argevadi que foi inaugurada no dia 30 de Agosto, mais precisamente 16 anos depois da primeira pedra, tenha demorado e desesperado a direcção da Instituição de Solidariedade Social. A construção passou por três insolvências de empresas que se propuseram a fazer a obra, assim como a burocracia inerente a estes processos nunca facilitou a vida ao sonho. Concluída, a creche que abriu portas, a 1 de Setembro, acolhe 66 crianças até aos 3 anos de idade.

Na cerimónia de inauguração o Presidente de Mesa da Assembleia Geral da Associação Argevadi, António Ferreira, reconheceu que “foi um desafio onde encontrámos muitas pedras no caminho, com avanços e recuos. Mas, este caminho não foi percorrido sozinho, teve muitos parceiros, entidades públicas, pessoas que estiveram sempre presentes e que nunca deixaram de acreditar em nós e no nosso projecto”.

Na sua intervenção a representante da Direcção Regional da Segurança Social do Norte, Carla Maciel, sublinhou que “somos parceiros no âmbito deste projecto, estaremos sempre disponíveis no âmbito de acompanhamento à creche e desejamos as maiores felicidades à Argevadi”. 
 
Manuel Matos, presidente da Argevadi, recordou os caminhos sinuosos que foram percorridos durante mais de uma década até que a creche visse a luz do dia: “A construção passou por três insolvências de empresas que se propuseram a construir, mas a burocracia inerente a este processo nunca facilitou a vida”. No entanto, com a sua persistência e “a teimosia de um grupo que sempre me acompanhou, chegámos a este dia. Embora muitas pessoas não acreditassem neste projecto, com a ajuda do município, da Junta da União de Freguesia, Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, que cedeu o terreno, conseguimos ir ultrapassando as inúmeras dificuldades e obstáculos que iam surgindo”. Lembrou que “demorou mais do que esperávamos, mas é com grande orgulho e satisfação que dizemos – o grande dia chegou”. 

Por sua vez, Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social, no dia mais aguardado foi pragmática em palavras: “acompanhei-os sempre e sou testemunha do esforço e da felicidade que sentem em estar aqui, hoje. Muito obrigado a todos”.

Aires Pereira, enquanto Presidente da Câmara agradece, “nunca terem desistido e terem acreditado sempre na direcção e nas diversas pessoas que ao longo destes anos foram dando corpo a esta empreitada, e eu sou testemunha que nem sempre foi fácil”. E lembrou o apoio superior a 335 mil euros do município. 

Foi assinado entre as partes, Câmara Municipal e Argevadi, um contrato programa para oficializar o apoio e para salvaguarda do que foi feito e concluído.

Esteve também presente na cerimónia, Clara Marques Mendes, Secretária de Estado da Acção Social, que depois de felicitar “Vocês são efectivamente o exemplo daquilo que é serviço público. Porque a resiliência, o acreditar e o querer muito que esta instituição sirva a comunidade, fez com que nunca baixassem os braços apesar das diversidades. Isto é o exemplo de que nós temos instituições extraordinárias e pessoas extraordinárias a colaborar com as instituições”. Uma marca que deve ser replicada: “temos de garantir que as instituições do sector social continuem a ser um verdadeiro exemplo de serviço à Comunidade”.

O ditado venceu os descrentes, “quem espera sempre alcança”.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário