Voz da Póvoa
 
...

A Camisola que Será Sempre Poveira

A Camisola que Será Sempre Poveira

Local | 13 Setembro 2022

 

 A história guardará para sempre o dia 9 de Setembro de 2022, como a data em que Camisola Poveira, que veste a tradição e acalorou no mar o pescador pela primeira vez há mais de um século e meio, foi oficialmente certificada como peça exclusiva do artesanato poveiro e o primeiro produto com Indicação Geográfica Protegida a receber este reconhecimento a nível nacional e internacional.

Numa cerimónia pública realizada na sexta-feira à noite, no palco do Largo do Passeio Alegre e perante centenas de pessoas que quiseram assistir à certificação solene da primeira Camisola Poveira, a vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal, Andrea Silva, que presidiu à certificação, revelou que “este é o primeiro produto local 100% poveiro que é certificado. Chegou finalmente o momento em que, e após investimento da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em preservar uma arte com mais de 150 anos, podemos dizer que este processo de certificação da Camisola Poveira chegou ao fim. E chegou ao fim com sucesso”.

Na presença da entidade certificadora, a Vereadora confirmou: “Agora, aqui ou em qualquer parte do mundo, a Camisola Poveira está segura, o seu valor está preservado, a sua qualidade pode ser atestada e, mais importante ainda, a sua origem não pode ser contestada”. Andrea Silva não se cansou de repetir “é nossa!” sublinhando que a peça “potencia a imagem do concelho dentro e fora do país e protege contra utilizações abusivas”, como aconteceu num passado recente.

A Certificação da Camisola Poveira comporta dois novos tipos de etiquetas, o Modelo Tradicional confeccionado com lã grossa, base branca, bordado vermelho e preto, e o Modelo Inovação que liberta as agulhas para peças mais criativas e a uma reinvenção da arte, naturalmente, sem desvirtuar as regras de confecção histórica e tradicional da Camisola Poveira, que desde o ano passado herdou o dia 8 de Dezembro, como o Dia da Camisola Poveira.

Durante a cerimónia, Andrea Silva homenageou as primeiras quatro artesãs certificadas do concelho, Ana Cândida Brito, Anabela em representação de Aurora Luxury Handmade, Fernanda Costa e Maria Fernanda Barbosa.

Destaque ainda para o importante papel desempenhado pelos elementos da Comissão de Acompanhamento, Teresa Costa, directora executiva do organismo de certificação A. CERTIFICA; Fernando Gaspar, em representação do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património CEARTE, Ricardo Silva, presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, e Mário Linhares que representou a equipa responsável pelo Caderno de Especificações.

A primeira Camisola certificada na cerimónia, foi oferecida ao Município da Póvoa de Varzim e será exposta no Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira, localizado no Centro de Transportes.

A cerimónia abriu com a declamação de um poema com cheiro a mar por Maria Marafona, seguiu-se depois um espectáculo da fadista poveira Adriana Paquete, que se fez acompanhar em três canções por uma coreografia de Francisca Marques, interpretada pelo grupo AM Dance Studio, que se apresentou em palco com Camisolas Poveiras confeccionadas por formandas dos Cursos Ocupacionais de Tempos Livres promovidos pelo Município, e do Rancho Poveiro que sempre vestiu no masculino a tradicional Camisola Poveira.

partilhar Facebook
Banner Publicitário